A Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) irá ter uma potência instalada de 20,54 quilowatts-pico (kWp), permitindo uma produção anual de mais de 31,2 megawatts-hora (MWh). Contas feitas, a medida prevê uma redução anual da fatura energética acima dos 20 por cento.
A UPAC contará, igualmente, com um sistema de gestão de consumos, que irá permitir monitorizar os consumos da piscina e a produção dos painéis solares fotovoltaicos.
O Município do Cadaval tem já instalados painéis solares (térmicos) em muitas das escolas de 1.º ciclo do concelho. Especificamente apetrechadas com painéis solares de autoconsumo (fotovoltaicos) estão as escolas básicas da Murteira e de Alguber, assim como a Biblioteca Municipal.
A prossecução da aposta nas energias renováveis pela Câmara Municipal do Cadaval constitui um objetivo a prosseguir, estando a mesma já em estudo para os próximos anos. Disso exemplo é a otimização do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), com possibilidade de instalação, naquele local, de um gerador eólico destinado a autoconsumo pela EB1 do Cadaval, estabelecimento de ensino localizado junto ao referido moinho.
0 Comentários