A operação contou com o apoio de um binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção de Leiria e de militares dos Postos Territoriais de Caldas da Rainha, Alcobaça e Pataias, tendo sido coordenada pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria. Foi realizada no passado dia 12 e desencadeada no decurso de um processo que se encontra em investigação há mais de dois anos, tendo sido efetuada uma busca domiciliária e uma não domiciliária (automóvel), o que resultou na detenção do trio e na apreensão de 63 doses de heroína, 50 doses de cocaína, 410 euros, um automóvel e três telemóveis.
Os suspeitos são reincidentes, tendo já sido detidos em junho deste ano, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Segundo o Ministério Público, desde esse mês até agora os três detidos “procederam à compra e posterior venda de estupefacientes, designadamente cocaína e heroína, a terceiros, mediante a entrega de contrapartidas monetárias”, fazendo-o no interior da residência da mulher, em Paio de Cima, Alcobaça, onde os consumidores se deslocavam para o efeito, e ainda noutros locais previamente acordados com os compradores.
“As transações eram precedidas de contactos telefónicos, nos quais os arguidos utilizavam linguagem codificada”, refere o Ministério Público.
Os detidos foram sujeitos no dia 14 de dezembro a primeiro interrogatório no Tribunal de Leiria.
Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, foi determinado que a mulher aguardasse os trâmites do processo em prisão preventiva.
Os outros dois arguidos aguardam em liberdade, apenas obrigados a termo de identidade e residência, à obrigação de apresentação bissemanal no posto da entidade policial da sua área de residência e à proibição de contatos com os restantes arguidos.
Desde o início desta investigação, foram detidas 26 pessoas, das quais oito ficaram em prisão preventiva e três estão a cumprir pena de prisão efetiva, para além de terem sido apreendidas mais de três mil doses de heroína, duas mil doses de haxixe, 22 plantas de cannabis, cerca de 34 mil euros, cinco armas de fogo e dezoito veículos.
0 Comentários