Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Contos infantis abrilhantam festa no Colégio Rainha D. Leonor

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, celebrou a época natalícia com uma grande festa, que apaixonou o público com histórias populares infantis, desta vez com o tema “Quem Conta um Conto…”. Mais uma vez a festa de Natal esgotou o pavilhão do Colégio onde decorreu o espetáculo. Numa noite de entrada livre, alunos e professores proporcionaram um espetáculo inesquecível aos 1400 espectadores presentes, passando por alguns dos contos infantis mais conhecidos como o “Pinóquio”, a “Branca de Neve e os 7 Anões” ou a “Cinderela”.
“O Gato das Botas” pré-escolar

Cerca de 500 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, 40 professores, funcionários e encarregados de educação subiram ao palco do Pavilhão do Colégio Rainha D. Leonor, no dia 15 de dezembro, para celebrar a 13ª Festa de Natal desta escola.

Assistiram ao espetáculo, pautado por momentos de dança, canto e acrobacia, cerca de 1400 pessoas, entre familiares e amigos, este ano numa única sessão.

“Quem Conta um Conto…” foi o tema escolhido para este ano, tendo por base contos infantis, “fazendo sonhar as crianças que os ouvem/leem, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos”.

Através da múisica e da dança os alunos subiram ao palco e trouxeram à memória do público os contos que têm sido transmitidos de geração em geração, de país em país, há mais de 200 anos. “O Gato das Botas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “Ali Babá e os 40 Ladrões”, “Rapunzel”, “Pedro e o Lobo”, “Capuchinho Vermelho”, “A Carochinha e o João Ratão”, “Hansel e Gretel”, “O Príncipe Sapo”, entre outros.

No início da festa passou um vídeo com uma cena que retratou os tempos atuais, onde procurou mostrar a diferença entre os passatempos antes e após a Internet e redes sociais. “Uma vez que o espetáculo se baseava em contos e que estes têm sempre uma mensagem, procurámos mostrar outras formas de nos ligarmos uns aos outros”, explicou Sandra Santos, diretora pedagógica do Colégio Rainha D. Leonor.

O espetáculo de Natal já se realiza há treze anos e ano após anos tem sido um grande sucesso nas Caldas, com muitos alunos e pessoas que não fazem parte da comunidade escolar do colégio a pedir bilhetes para assistir à festa. “A prioridade é sempre para os familiares dos alunos, mas como quisemos satisfazer mais pedidos colocámos mais 180 cadeiras e fizemos um esforço enorme para garantir a segurança de todos”, disse Sandra Santos.

A afluência deve-se, segundo a diretora pedagógica, à “dedicação, empenho e envolvimento de todos”. Recordou que todas as coreografias do 1º ciclo foram feitas com duas alunas do ensino secundário que estão no curso técnico de desporto e que frequentaram o ensino articulado de dança.

Um dos momentos mais emocionantes foi o encerramento da festa, quando centenas de alunos, nomeadamente os do nono e décimo segundo ano, cantaram o hino do colégio. Foi um momento de alegria e emoções e também muitas lágrimas daqueles que sabem que foi a sua última festa de Natal na escola, porque no próximo ano letivo já não vão estar no Colégio Rainha D. Leonor. Os finalistas porque estão a terminar um longo percurso e os do nono ano porque, uma vez que não há contrato de associação no décimo ano, terão de ir para outro estabelecimento de ensino, uma vez que a maioria das famílias não poderá suportar a despesa no privado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta