Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Contos infantis abrilhantam festa no Colégio Rainha D. Leonor

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, celebrou a época natalícia com uma grande festa, que apaixonou o público com histórias populares infantis, desta vez com o tema “Quem Conta um Conto…”. Mais uma vez a festa de Natal esgotou o pavilhão do Colégio onde decorreu o espetáculo. Numa noite de entrada livre, alunos e professores proporcionaram um espetáculo inesquecível aos 1400 espectadores presentes, passando por alguns dos contos infantis mais conhecidos como o “Pinóquio”, a “Branca de Neve e os 7 Anões” ou a “Cinderela”.
“O Gato das Botas” pré-escolar

Cerca de 500 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, 40 professores, funcionários e encarregados de educação subiram ao palco do Pavilhão do Colégio Rainha D. Leonor, no dia 15 de dezembro, para celebrar a 13ª Festa de Natal desta escola.

Assistiram ao espetáculo, pautado por momentos de dança, canto e acrobacia, cerca de 1400 pessoas, entre familiares e amigos, este ano numa única sessão.

“Quem Conta um Conto…” foi o tema escolhido para este ano, tendo por base contos infantis, “fazendo sonhar as crianças que os ouvem/leem, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos”.

Através da múisica e da dança os alunos subiram ao palco e trouxeram à memória do público os contos que têm sido transmitidos de geração em geração, de país em país, há mais de 200 anos. “O Gato das Botas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “Ali Babá e os 40 Ladrões”, “Rapunzel”, “Pedro e o Lobo”, “Capuchinho Vermelho”, “A Carochinha e o João Ratão”, “Hansel e Gretel”, “O Príncipe Sapo”, entre outros.

No início da festa passou um vídeo com uma cena que retratou os tempos atuais, onde procurou mostrar a diferença entre os passatempos antes e após a Internet e redes sociais. “Uma vez que o espetáculo se baseava em contos e que estes têm sempre uma mensagem, procurámos mostrar outras formas de nos ligarmos uns aos outros”, explicou Sandra Santos, diretora pedagógica do Colégio Rainha D. Leonor.

O espetáculo de Natal já se realiza há treze anos e ano após anos tem sido um grande sucesso nas Caldas, com muitos alunos e pessoas que não fazem parte da comunidade escolar do colégio a pedir bilhetes para assistir à festa. “A prioridade é sempre para os familiares dos alunos, mas como quisemos satisfazer mais pedidos colocámos mais 180 cadeiras e fizemos um esforço enorme para garantir a segurança de todos”, disse Sandra Santos.

A afluência deve-se, segundo a diretora pedagógica, à “dedicação, empenho e envolvimento de todos”. Recordou que todas as coreografias do 1º ciclo foram feitas com duas alunas do ensino secundário que estão no curso técnico de desporto e que frequentaram o ensino articulado de dança.

Um dos momentos mais emocionantes foi o encerramento da festa, quando centenas de alunos, nomeadamente os do nono e décimo segundo ano, cantaram o hino do colégio. Foi um momento de alegria e emoções e também muitas lágrimas daqueles que sabem que foi a sua última festa de Natal na escola, porque no próximo ano letivo já não vão estar no Colégio Rainha D. Leonor. Os finalistas porque estão a terminar um longo percurso e os do nono ano porque, uma vez que não há contrato de associação no décimo ano, terão de ir para outro estabelecimento de ensino, uma vez que a maioria das famílias não poderá suportar a despesa no privado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda