Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C
Cerimónia de entrega de diplomas na EHTO

“Com o turismo a fervilhar em Portugal há necessidade de haver mais pessoal qualificado na área”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) entregou 97 diplomas aos alunos que terminaram a sua formação no ano letivo de 2016/17 nos cursos de “Gestão e Produção de Pastelaria”, “Gestão de Turismo”, “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, “Operações Turísticas e Hoteleiras”, “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Padaria Avançada”.
Foram entregues 97 diplomas aos alunos que terminaram a sua formação no ano letivo de 2016/17

Durante os onze anos de funcionamento da escola foram já certificados 650 alunos. Para o diretor da EHTO, é um número muito importante para o setor do turismo, que está em alta no país e que vai continuar a crescer e ser um dos principais motores do crescimento económico. Sublinhou o facto de este ano, e “pela primeira vez, os World Travel Awards, uma espécie de “óscares” mundiais de turismo, atribuíram a este país o Melhor Destino Turístico do Mundo”. Recordou que Lisboa, em particular, recebeu o prémio de Melhor Citybreak do Mundo e destacou o fato do Turismo de Portugal, onde a EHTO está integrada, ter recebido os prémios de Melhores Campanhas de Promoção Turística e de Melhor Organização de Turismo do Mundo. “É um desafio enorme para quem trabalha no setor e também para quem colabora na formação porque representa uma maior responsabilidade e dinamismo”, apontou Daniel Pinto, considerando que o país “tem que se preparar para receber mais turistas e estabelecer a dialética entre quantidade e qualidade”.

Com o turismo a “fervilhar” em Portugal o responsável falou da necessidade de cada vez mais haver pessoal qualificado na área da restauração, hotelaria e turismo, sublinhando o passo importante que foi dado com a “criação da EHTO, salientando o papel que os alunos certificados da escola têm para o país e para a região Oeste, afirmando-se como “profissionais qualificados para entrar no mercado de trabalho”.

Daniel Pinto indicou que “ano após ano, 90% dos alunos que frequentam a rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal encontram uma rápida colocação no mercado de trabalho, três meses após terminar a formação em restaurantes e hotéis de grande prestígio”. Além disso, os estágios curriculares são uma “componente muito importante, que amplia essa possibilidade de integração no mercado de trabalho”.

Presente na cerimónia de entrega de diplomas e certificados de curso, no passado dia 14, esteve a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Maria João Domingos, que elogiou o facto das Caldas ter “uma oferta educativa de relevância”, referindo que “a EHTO faz parte deste grande leque de excelência na diversidade de educação”.

José Pereira, vice presidente da Câmara de Óbidos, revelou que é com prazer que vê nas redes socais e jornais “ex-colegas em formações muito positivas e fazem referência a esta escola como um elemento muito importante nas suas vidas pessoais, que os lançou para o mercado de trabalho”.

David Firmino terminou o curso de “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, no ano letivo passado e esteve a trabalhar num resort de cinco estrelas em Lagos e agora está a trabalhar no HotelLagoMontargil, também de cinco estrelas. Recordou que já foi a algumas entrevistas de trabalho e os empregadores dão preferência “às escolas da rede de turismo porque já conhecem o método e qualidade da formação”.

António Teixeira, de 48 anos, terminou o curso de Gestão e Produção de Pastelaria e está a trabalhar da pastelaria Sirius em Coimbra. “Cheguei à conclusão que a única solução que eu tinha para vingar nesta área era mesmo entrar no curso de pastelaria no polo de Óbidos e realmente abriu-me várias portas no mercado de trabalho”, referiu o ex- aluno que recebeu o diploma.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341