Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
10° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Óbidos lança prémio literário Armando Silva Carvalho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia em que se celebrou o segundo aniversário de Óbidos como “Cidade Criativa da Literatura” da UNESCO, foi apresentado o prémio literário “Armando de Silva Carvalho”, poeta natural do concelho de Óbidos. O prémio foi anunciado na passada segunda-feira por Celeste Afonso, a nova diretora executiva do projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura, no Centro Design de Interiores, em Óbidos, espaço que passará a ser a sede deste programa.
Celeste Afonso apresentou o prémio

“Aproveitamos esta data, dois anos depois, para revelar aquilo que é o resultado da consolidação de uma estratégia”, revelou Celeste Afonso, sublinhando que este novo prémio literário “é o reconhecimento de um nome ímpar da literatura em língua portuguesa e a um filho de Óbidos”. A diretora do projeto explicou que este será um prémio que galardoará obra já editada. “Este é um prémio destinado a todos os autores que escrevem poesia em língua portuguesa, no espaço da Lusofonia”, indicou, acrescentando que “o vencedor estará numa das cidades criativas da literatura [da UNESCO] e, durante 3 a 7 dias, estará num conjunto de ações de promoção da poesia, da obra e com encontros com outros autores”.

A primeira cidade a receber o vencedor de 2018 do prémio Armando Silva Carvalho será Granada, em Espanha. O prémio será anunciado na próxima edição do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos que, em 2018, terá lugar de 27 de Setembro a 7 de Outubro.

Foi ainda anunciado o novo espaço onde o projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura vai passar a ter um vasto conjunto de iniciativas. Trata-se do Centro de Design de Interiores “e é nesta casa que vamos dar a conhecer as outras cidades criativas da literatura da UNESCO, onde vamos, todos os meses, ter várias atividades ligadas com a literatura”, revela Celeste Afonso. A responsável anunciou igualmente a data da próxima edição do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes que, em 2018, decorre de 26 a 29 de Abril.

O poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu a 1 de Junho deste ano, vítima de doença prolongada. Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, no Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim. A sua obra está traduzida para castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e holandês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa