Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Nova classificação permite apanha de bivalves da lagoa de Óbidos durante todo o ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os moluscos e bivalves da lagoa de Óbidos vão poder ser apanhados e comercializados ao longo de todo o ano, de acordo com o despacho publicado na passada segunda-feira no Diário da República.
Despacho no Diário da República vem ajudar mariscadores e pescadores

A classificação de “todas as espécies da zona de produção de moluscos bivalves da lagoa de Óbidos como B” tem por base “os resultados do último triénio (outubro de 2014 a setembro de 2017) da monitorização microbiológica e química” e vigorará, segundo o despacho, “até nova classificação”.

A classificação atribuída pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera “é muito importante para a atividade dos pescadores e mariscadores da lagoa”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, sublinhando que tal “permitirá a captura e venda ao longo de todo o ano”.

Os moluscos e bivalves da lagoa estavam, até aqui, integrados “intermitentemente nas classes B e C”, ou seja, explicou o autarca, no primeiro caso “com captura autorizada entre os meses de maio a outubro” e, no segundo, com “a venda sem depuração prolongada proibida nos restantes meses do ano”.

“Os meses em que tínhamos classe C criavam-nos um problema, porque em Portugal não temos depuradoras que façam o tratamento necessário, o que levava a uma retração na captura”, acrescentou Humberto Marques.

Em contrapartida, a classificação B, agora atribuída, traduz-se “desde logo numa maior clareza, segurança e tranquilidade do ponto de vista do consumo” e, do ponto de vista dos mariscadores, “na possibilidade de manterem a sua atividade todos os meses do ano”, disse ainda.

Para o autarca, a nova classificação dos bivalves e moluscos contribuirá ainda para “uma maior regulação da oferta e de procura e uma maior estabilidade na gestão dos preços à produção”, afetando, no caso, cerca de uma centena de pescadores e mariscadores que vivem da pesca e apanha de bivalves da lagoa de Óbidos.

De acordo com o despacho, os bivalves classificados como A podem ser apanhados e comercializados para consumo humano direto.

Os que estão integrados na classe B podem ser apanhados e destinados a depuração, transposição ou transformação em unidade industrial.

Os da classe C podem ser apanhados e destinados a transposição prolongada ou transformação em unidade industrial.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta