Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Jovem das Gaeiras exibe presépio com movimento

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um presépio com 700 figuras, algumas delas com movimento, pode ser visto numa antiga adega na rua de Santo António, nº 15, nas Gaeiras. O autor é Ricardo Roque, de 27 anos, que pelo oitavo ano consecutivo abre portas ao público.
Ricardo Roque ao centro, com os pais

A exposição foi inaugurada a 8 de dezembro e decorre até 6 de janeiro, apresentando as peças numa estrutura de madeira, coberta de musgo natural.

O presépio conta com várias peças iluminadas e com animação, como é o caso do moinho, da azenha, da nora da picota, do sino da igreja a tocar, do forno da padeira a arder, do oleiro a trabalhar, de uma figura a esmagar uva, de uma cascata, entre outras.

Conta Ricardo Roque que desde pequeno “gostava de fazer o presépio e na sala não me chegava o espaço. O meu pai disse-me que tinha a adega do avô para criar o que quisesse. Fiz um pequeno presépio e chamei os meus vizinhos e o presidente da junta, que na altura era o Eduardo João, que me disseram para abrir as portas ao público”.

A mostra deste ano começou a ser preparada “em Setembro passado, com ajuda dos meus pais, de amigos, vizinhos e familiares”, relatou.

O pai, Ricardino Roque, confessa que sente “orgulho” quando os visitantes dizem que “é uma coisa bonita e que merece ser vista”.

Para quem visita, o que atrai é o movimento de algumas das peças, o que torna o presépio diferente, já que habitualmente é tudo estático.

Tal como nas edições anteriores, a mostra de presépios inclui, num outro espaço, diversas obras de 33 artistas locais, zona Oeste e de Lisboa.

Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 14h30 às 19h00. As entradas são livres.

A par da mostra, e em colaboração com amigos, Ricardo Roque organiza, no dia 17 de dezembro, pelas 15 horas, o Passeio de Bicicletas “Pais Natais”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda