Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Jovem das Gaeiras exibe presépio com movimento

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um presépio com 700 figuras, algumas delas com movimento, pode ser visto numa antiga adega na rua de Santo António, nº 15, nas Gaeiras. O autor é Ricardo Roque, de 27 anos, que pelo oitavo ano consecutivo abre portas ao público.
Ricardo Roque ao centro, com os pais

A exposição foi inaugurada a 8 de dezembro e decorre até 6 de janeiro, apresentando as peças numa estrutura de madeira, coberta de musgo natural.

O presépio conta com várias peças iluminadas e com animação, como é o caso do moinho, da azenha, da nora da picota, do sino da igreja a tocar, do forno da padeira a arder, do oleiro a trabalhar, de uma figura a esmagar uva, de uma cascata, entre outras.

Conta Ricardo Roque que desde pequeno “gostava de fazer o presépio e na sala não me chegava o espaço. O meu pai disse-me que tinha a adega do avô para criar o que quisesse. Fiz um pequeno presépio e chamei os meus vizinhos e o presidente da junta, que na altura era o Eduardo João, que me disseram para abrir as portas ao público”.

A mostra deste ano começou a ser preparada “em Setembro passado, com ajuda dos meus pais, de amigos, vizinhos e familiares”, relatou.

O pai, Ricardino Roque, confessa que sente “orgulho” quando os visitantes dizem que “é uma coisa bonita e que merece ser vista”.

Para quem visita, o que atrai é o movimento de algumas das peças, o que torna o presépio diferente, já que habitualmente é tudo estático.

Tal como nas edições anteriores, a mostra de presépios inclui, num outro espaço, diversas obras de 33 artistas locais, zona Oeste e de Lisboa.

Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 14h30 às 19h00. As entradas são livres.

A par da mostra, e em colaboração com amigos, Ricardo Roque organiza, no dia 17 de dezembro, pelas 15 horas, o Passeio de Bicicletas “Pais Natais”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos