Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Casa do padre no Landal destruída por incêndio

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A casa paroquial habitada por um padre na aldeia do Landal, nas Caldas da Rainha, ficou destruída na sequência de um incêndio que deflagrou na noite de 4 de dezembro, tendo o pároco conseguido escapar ileso.
Casa paroquial destruída

O alerta foi dado pelas 23h41, quando o padre José Gonçalves, de 68 anos, das paróquias do Landal, A-dos-Francos e São Gregório, estava no interior da casa e se apercebeu das chamas, que terão tido origem na saída de gases de uma salamandra acesa e que entraram em contato com o revestimento em madeira.

“Pus um taco de lenha na salamandra e fui descansar. Vinte minutos depois ouvi um barulho esquisito e fui ver o que se passava, era o teto que estava todo a arder”, contou ao JORNAL DAS CALDAS.

O padre ainda tentou apagar o fogo com baldes de água, mas “começaram a cair pedaços de madeira incandescentes em cima de mim”. “Só tive tempo de fugir de casa. Cheguei a recear muito pela vida. Foi um grande susto”, adiantou.

Quando os bombeiros das Caldas da Rainha chegaram ao local já estava “a casa praticamente toda tomada pelo incêndio e o telhado a cair”, relatou o comandante da corporação, Nelson Cruz.

Os bombeiros compareceram com 22 operacionais e seis viaturas, mas as chamas alastraram com tanta rapidez que foi impossível serem travadas. A remoção dos escombros só terminou cerca de cinco da manhã.

Devido ao incêndio ficou destruída grande parte dos registos paroquiais, relacionados com casamentos, batizados e óbitos, mas segundo o padre, “o Patriarcado de Lisboa tem cópias”. “Ainda encontrámos alguns livros de registos bem conservados debaixo do entulho”, revelou José Gonçalves. O telhado e o recheio da casa arderam. Só ficaram as paredes.

José Gonçalves ficará acolhido em casa de paroquianos até a habitação ser reconstruída. Armando Monteiro, autarca do Landal, garante que a junta de freguesia, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a população vão ajudar na reconstrução da casa. O pároco é bastante estimado nas paróquias a que preside.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago