O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, não veio às Caldas da Rainha mas telefonou durante o jantar para deixar uma mensagem que foi ouvida pelos participantes. “É com grande orgulho que me associo ao aniversário”, afirmou, recordando outras vindas no passado à região Oeste. Aproveitou para elogiar “o entusiasmo fantástico e dedicação exemplar” dos adeptos e da direção dos Dragões do Oeste.
Antes deste momento, Augusto Teixeira, dos órgãos diretivos dos Dragões do Oeste, fez uma resenha cronológica da existência da delegação. A ideia de abertura da delegação foi avançada no primeiro convívio realizado a 3 de março de 2000, no Caldas Internacional Hotel. Passados três anos decorreu na Lareira o segundo encontro, com a presença do presidente Pinto da Costa e a 12 de dezembro desse ano foi inaugurada pelo dirigente a delegação dos Dragões do Oeste. Em 2005, no espaço de dois anos, Pinto da Costa veio pela terceira vez às Caldas.
“É uma associação sem fins lucrativos, para contribuir para uma maior projeção do FC Porto a nível nacional.
Dragões do Oeste e não das Caldas, porque permite alargar e ter maior protagonismo na região”, sublinhou.
“É mais difícil ser portista a 300 quilómetros do Porto do que ser na cidade invicta ou nos seus arrabaldes. Mas para os portistas desta região não se aplica o provérbio popular que diz que quanto mais longe da vista, mais longe do coração. Nós dizemos, quanto mais longe do dragão, mais perto do coração”, declarou.
Augusto Teixeira fez depois um comentário sobre a atual situação vivida no futebol. “Não podemos nem devemos calar a nossa indignação perante a ausência de equidade de tratamento com prejuízo reiterado para a nossa equipa. Bem demonstrativo dessa dualidade de critérios é o que se passou nos dois últimos jogos do FC Porto para o campeonato nacional”, afirmou, referindo-se ao vídeo-árbitro. “As novas tecnologias quando não utilizadas com regras claras e de maneira uniforme, em vez de proporcionarem mais verdade geram mais falsidade, podendo vir a traduzir-se num tremendo embuste”, sustentou.
Lembrou também que ao longo dos 14 anos de existência dos Dragões do Oeste o FC Porto conquistou 22 títulos: uma taça intercontinental, uma taça da Liga dos Campões e outra da Liga Europa, oito títulos de campeão nacional, quatro taças de Portugal e sete supertaças.
Reportou que os Dragões do Oeste realizaram este ano duas grandes iniciativas. Uma foi a conferência com o cientista João Seixas em maio, que encheu o pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos, e outra mais recentemente, na Expoeste, o primeiro seminário de futebol com treinadores nacionais, e concluiu lançando um repto à direção do clube para “realizar nas Caldas da Rainha um encontro nacional das delegações do FC Porto”.
O jantar de aniversário contou com as presenças do ex-jogador Fernando Gomes, duas vezes Bota de Ouro (distinção do jornal France Football que premiava o melhor artilheiro de todos os campeonatos da Europa), dos vice-presidentes do FC Porto, Alípio Jorge e Júlio Marques, do presidente da delegação do FC Porto em Lisboa, Álvaro Monteiro, do presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes, e do vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira.
“O FC Porto está forte”, manifestou João Sousa, presidente dos Dragões do Oeste.
0 Comentários