Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C

Novos órgãos da JSD Caldas querem “aproximar a juventude”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aproximar os jovens da política, continuar a dinamizar formações políticas apartidárias e desenvolver um papel mais interventivo nas freguesias são alguns dos objetivos da nova Comissão Politica da JSD Caldas da Rainha para o mandato 2017-2019. Liderada por Rodrigo Amaro, que substitui Rui Constantino, que irá assumir-se como presidente da Mesa do Plenário, os novos órgãos concelhios da JSD tomaram posse num jantar no passado sábado à noite, no Salão Milénio, no Caldas Internacional Hotel, perante a presença de 70 pessoas, incluindo os antigos líderes da Juventude Social-Democrata das Caldas da Rainha, que também foram homenageados.
Rodrigo Amaro tomou posse no passado sábado, num jantar no Salão Milénio

Natural das Caldas da Rainha, Rodrigo Amaro é licenciado em Geografia e tem o mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus. É deputado na Assembleia Municipal caldense e liderava a Lista A que obteve 76 votos para a Mesa do Plenário e para a Comissão Política. Tratado por “Rodri”, o novo presidente começou por esclarecer que “devo muito à JSD e às pessoas que me têm acompanhado”.

Relativamente ao último mandato, Rodrigo Amaro não deixou de salientar três pontos positivos, em que um deles foi voltar a ter representação nas associações de estudantes. “A JSD das Caldas no passado sempre teve um papel muito ativo naquilo que eram as eleições nas associações de estudantes e nos últimos tempos voltámos a apostar nas escolas secundárias”, explicou Rodrigo Amaro, adiantando que “isso levou a um aumento do número de militantes sub 18”, sendo que “o reflexo disso são também os membros que compõem a minha equipa, que vai desde os 17 até 29”.

Outros dos trabalhos importantes que foram promovidos pela JSD foram as formações políticas, as conversas informais e ainda “conseguimos eleger vários elementos da JSD nas últimas autárquicas”.

Nesse sentido, Rodrigo Amaro considerou que “esta comissão política vai ter um papel importante” nos próximos dois anos. Também sublinhou que “sinto que tenho uma equipa espectacular, que sentem a JSD e que querem dar algo ao concelho”.

Para este mandato, o novo presidente da JSD das Caldas pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela JSD, mas o “nosso desafio é aproximar a juventude”. Igualmente pretende que os jovens deste concelho conheçam a JSD e que “saibam que a comissão representa-os em vários órgãos autárquicos, se não qualquer dia corremos o risco da abstenção ser cada vez maior”. Além disso, reforçou a ideia de que a “JSD vai continuar apresentar medidas e propostas que pensem na juventude do concelho”, como é o caso da proposta para a criação de uma gala da juventude, inserida no mês da juventude, como forma de homenagear e premiar os jovens do concelho.

“Só a JSD é que representa verdadeiramente a juventude das Caldas”

Enquanto esperavam pelo jantar, o povo laranja e os “jotas” ouviram o antigo presidente Rui Constantino, que começou por destacar as qualidades do seu sucessor, referindo que “é com muito gosto que te vejo a ocupar a tua cadeira de sonho”.

O responsável também recordou que “foi esta a jota que me indicou nas últimas eleições para ser candidato a vereador” e frisou que “é única juventude que representa os jovens do concelho, já que ninguém se apresenta e não faz absolutamente nada”. Por isso, reforçou mais uma vez que, “só a JSD é que representa verdadeiramente a juventude das Caldas”.

Aproveitou a presença da secretária geral da JSD nacional para relembrar que “as Caldas foi prejudicada no passado e continua a ser prejudicada no presente”. “Peço, Margarida, que ponhas a mão na consciência a quem tens que pôr, porque as Caldas é importante. Não é pelo peso na militância, mas é pelo trabalho que faz”, manifestou.

O novo líder tem “caraterísticas de liderança partidária”

O presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, começou por recordar os antigos presidentes da JSD das Caldas da Rainha, sendo que doze estavam presentes no jantar de tomada de posse dos novos órgãos concelhios.

O autarca, que foi presidente da JSD em 1982, “ainda não tinha 18 anos”, falou sobre a importância do PSD ter uma atitude de abertura perante a JSD, quando esta desenvolve atividades com dinamismo e responsabilidade, visto que “esta simbiose das duas vertentes dá sempre bons resultados nas eleições autárquicas”.

Nesse sentido, frisou que este é “um mandato com muitos elementos da JSD nas Assembleias de Freguesia, e por isso só posso dar os parabéns ao Rui Constantino por ter conseguido influenciar tantos jovens a entrar nas estruturas autárquicas do concelho”.

Em relação ao novo presidente da Comissão Politica, Tinta Ferreira frisou que “o Rodrigo tem revelado uma personalidade e uma postura que não impõe a sua presença mas é um homem persistente, envolvente e que consegue cativar os seus colegas. Isso são caraterísticas de liderança partidária”. Por isso, afirmou que “estou muito esperançado do seu trabalho e desejo que consiga envolver mais jovens de valor e com ideia do que é a social-democracia do partido”.

Presente também esteve o presidente da comissão política concelhia do PSD, Hugo Oliveira, que declarou que “a JSD é uma estrutura que não deve ser encarada como colar cartazes, mas sim falar de tudo o que rodeia a vida de um jovem e aquilo que interessa à juventude”, destacando que “os jovens têm essa capacidade de dizer aquilo que pensa, e a JSD pode e deve fazê-lo”. Nesse sentido, frisou que “vocês, jovens, têm no Rodrigo um grande líder, com uma postura irreverente e vontade de trabalhar, que acaba por envolver as pessoas”.

Margarida Lopes, secretária-geral da JSD nacional, agradeceu todo trabalho que a JSD desenvolveu nas últimas eleições autárquicas, tendo “tido um papel preponderante para essa grande vitória”. Relativamente ao novo presidente da JSD das Caldas da Rainha, caracterizou-o como sendo “uma pessoa envolvente pela forma como nos cativa mas também pela simpatia que ele é”. Como tal, sublinhou que “tenho a certeza que vais fazer um excelente mandato em frente à concelhia das Caldas”. Igualmente falou das propostas que a JSD nacional tem vindo a apresentar junto do governo.

Após os discursos foram cantados os parabéns ao novo líder da comissão politica, que também fazia anos, e ainda foram homenageados os doze ex-presidentes da JSD das Caldas com um vídeo.

Elementos da nova Comissão Política da JSD: Presidente: Rodrigo Amaro; Secretário-Geral: André Santos; Vice-Presidentes: Cláudia Monteiro, João Nascimento e Luís Gomes; Vogais: Bruno Martins, Constança Vasconcelos, Francisco Ribeiro, Maria Margarida Correia, Mariana Bento, Miguel Gouveia, Rafaela Gonçalves e Tomás Benjamim; Suplentes: Catarina Granja, Diogo Massena, Hugo Amiguinho, Inês Duarte Silva, Inês Filipa, Jeremy Pereira, Jéssica Vieira, Joana Duarte, Joana Ferreira, Madalena Garcia, Maria Rita Martins e Valter Sousa; Secretário-Geral Adjunto: Bruno Gomes; Secretária-Geral Adjunta: Jessica Mendes Ferreira; Secretário-Geral Adjunto: João Dinis; Gabinete Comunicação: José Grilo e Inês Claudino; Gabinete Formação: Inês Dinis e Susana Pereira; Gabinete Estudos: Ricardo Teixeira e Vanessa Santos; Gabinete Ensino: Daniela Gonçalves e Duarte Coito; Gabinete Núcleos: Tiago Félix e Marcelo Carmo; Gabinete Sub-18: Duarte Sousa e Tiago Lemos; Mesa do Plenário: Presidente: Rui Constantino; Vice-Presidente: Luís Rodriguez; Vice-Presidente: André Pacheco; Suplente: João Silva; Suplente: Cláudia Timóteo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1