Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

“Juntas médicas” não são feitas há mais de um ano nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há mais de um ano que as "juntas médicas" de verificação e controlo de "baixas" médicas (Sistema de Verificação de Incapacidade Temporária), que funcionavam na Rua Custódio Maldonado Freitas, nas traseiras da escola do 1º ciclo da Encosta do Sol, em Caldas da Rainha, passaram a funcionar no Serviço Local de Atendimento de Alcobaça. A situação deve-se à falta de condições do espaço - o rés do chão de uma vivenda, que foi adaptado, mas a solução encontrada em Alcobaça devia ter um caráter temporário, até haver um novo espaço nas Caldas da Rainha.
Espaço nas Caldas da Rainha deixou de funcionar em novembro do ano passado

Passados que estão treze meses, prosseguem as diligências para encontrar um local nesta cidade.

A vereadora Maria da Conceição informou que foi manifestada pela ARSLVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a vontade de juntar num só espaço os serviços da segurança social e de juntas médicas. Nesse sentido, foi-lhe solicitado que verificasse, em espaços da autarquia ou de particulares, se existe algum local que reúna os requisitos exigidos pela ARSLVT.

A autarca disse ao JORNAL DAS CALDAS que a situação estava a ser analisada pela Segurança Social. aguardando resposta. Foram identificados vários imóveis com as condições exigidas e a Câmara disponibilizou-se para apoiar nas obras de adaptação necessárias.

O vereador Luís Patacho sustentou que o serviço de “juntas médicas” da Segurança Social é “um instrumento essencial da centralidade territorial das Caldas da Rainha”, apontando que “quando os cidadãos caldenses se deslocam a Alcobaça para irem a uma “junta médica”, tal facto não é só um transtorno para os cidadãos mas também uma perda de influência e centralidade das Caldas da Rainha relativamente à oferta de serviços essenciais do Estado”.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, referiu que a autarquia pretende a resolução do assunto, num espírito de colaboração com a administração central.

As instalações anteriormente existentes nas Caldas da Rainha, alugadas pela Segurança Social, deixaram de ter condições de salubridade aceitáveis. A anomalia que se registou deu-se ao nível do ar condicionado, que não tinha as revisões periódicas necessárias e não se trocavam os filtros há anos. Algumas funcionárias manifestaram indisposição, alegadamente causada pelo ar condicionado.

Foi a atual legislação sobre as instalações que ditou o encerramento, após vistoria da Proteção Civil, Serviços Municipalizados e das Caldas da Rainha e Saúde Pública, porque obriga a que todos os gabinetes tenham janelas para a rua, permitindo uma melhor ventilação.

O novo espaço deverá ter sala de espera confortável, zona de fácil estacionamento de ambulâncias, entre outras condições para acolher a deslocação dos doentes de vários municípios (Peniche, Bombarral, Óbidos e Caldas).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1