Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Galinha portuguesa dá vitória a caldense em concurso de aves

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Bruno Jesus, residente em Casais de Santa Helena, freguesia de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, continua a coleccionar troféus com os seus galos e galinhas e desta vez arrecadou o 1° prémio melhor Galinha Portuguesa (Galinha Pedrês Portuguesa Vestida), 2° prémio melhor Galo de Raça Portuguesa (Galo Pedrês Portuguesa Careca) e 3° prémio melhor Galo de Raça Portuguesa (Galo Pedrês Portuguesa Vestido).
Bruno Jesus com as medalhas e as Pedrês premiadas

Os prémios foram obtidos no último fim de semana na VII Exposição Alcac (Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira), na Avisan – Exposição Nacional de Aves e Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

No ano passado, na Avisan, a maior exposição de galinhas ornamentais e aves de capoeira em território nacional, foi distinguido com dois prémios por um galo de pedrês portuguesa de pescoço careca e uma galinha de pedrês portuguesa vestida.

Já em outubro deste ano ganhou o 1° Prémio do Melhor Galo de Raça Portuguesa, atribuído no XII Concurso Regional de Raças de Galinhas Autóctones, na Festa das Colheitas – XXVI Feira Mostra de Produtos Regionais, em Vila Verde, Braga.

Entre centenas de aves a concurso venceu com um exemplar da raça Pedrês Portuguesa. Tendo em conta que o norte de Portugal (região do Minho e alguns concelhos limítrofes do Douro Litoral e de Trás-os-Montes) é a origem desta raça, o triunfo adquiriu ainda maior relevância.

Genuinamente portuguesa, esta raça de galinhas conquistou, desde sempre, a admiração das gentes da região do norte de Portugal, não somente pela graciosidade da sua plumagem como também pela sua vitalidade, rusticidade e resistência a doenças e fatores ambientais adversos. Prova disso, são alguns provérbios antigos que o povo utiliza para exaltar a qualidade destas aves, como “Galinha Pedrês vale por três” ou “Galinha Pedrês, não a mates nem a dês”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de gastronomia coreana ganho por alunos da EHTO

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha (3.º semestre), Inês Silva e Rodrigo Fé, formaram a equipa vencedora do Concurso de Gastronomia Coreana Hansik Contest 2022, que decorreu no passado dia 25 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

coreana

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio