Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

59 sargentos concluíram curso nas Caldas da Rainha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A certificação do Curso de Formação de Sargentos com o Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, cuja implementação estava prevista para o ano letivo de 2017/2018 na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, deverá acontecer somente no ano letivo de 2019/2020, revelou o comandante da unidade na cerimónia de entrega de diplomas aos 59 finalistas do 44º Curso de Formação de Sargentos (CFS).
Entrega de diplomas aos alunos do 44º CFS

Decorreu na passada quinta-feira a cerimónia de abertura solene do ano letivo 2017/2018 e de encerramento do 44º CFS da ESE, evento que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha e que foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte.

Foram entregues diplomas aos 59 finalistas bem como diversos prémios escolares aos melhores classificados, tendo o comandante da ESE, coronel Lino Gonçalves, aproveitado para revelar que a passagem ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações “não foi concretizada e aponta-se, presentemente, para uma nova data, o ano letivo de 2019/2020”.

A ESE fez já diversos ensaios “com vista a antecipar, o mais possível, o desenho de um plano de estudos que seja consentâneo com a legislação que venha a ser aprovada”, indicou o comandante.

Agradecendo a presença do CEME, o coronel considerou a vinda do general “um forte fator de motivação a todos quantos servem nesta escola, sendo também uma demonstração evidente da importância que o CEME atribui à casa-mãe do sargento do Exército”.

Reconheceu também a colaboração prestada pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha e destacou a presença do presidente da autarquia, ”sinal inequívoco da consideração que a ESE merece por parte da edilidade”.

Aos militares do 44º CFS que receberam o seu diplomam, integrando o quadro permanente do Exército após terem concluído, com sucesso, um percurso formativo de dois anos, o primeiro dos quais na ESE e o segundo na Escola das Armas, Escola dos Serviços, no Instituto Militar dos Pupilos do Exército ou na Chefia de Bandas e Fanfarras, Lino Gonçalves expressou que ficam com capacidade “de exercer o comando ou a chefia dos vossos soldados no cumprimento das mais diversas missões”.

O comandante da ESE anunciou que foi introduzido este ano um módulo de formação em e-learning no Curso de Promoção a Sargento-Chefe (CPSC), objetivo que se concretizou por ocasião do 31º CPSC.

Para o ano letivo corrente transitou a ambição de elaboração dos referenciais de curso, designadamente dos perfis profissionais ou de cargo dos dois cursos de promoção (sargento-chefe e sargento-ajudante), uma vez que necessita do envolvimento de outras entidades, como seja o Centro de Psicologia Aplicada do Exército.

A intenção de prosseguir o esforço de afirmar a ESE como uma “escola de liderança de pequenos grupos”, atendendo à aplicabilidade desta área do conhecimento a todas as armas e serviços, teve o seguimento com a organização de um seminário para os alunos e foi ministrada formação a magistrados e funcionários judiciais do da comarca do Porto Este.

No que concerne à área da investigação e desenvolvimento, foi aprovada a candidatura da ESE ao projeto designado por Advanced Combat Uniform, e que se encontra a decorrer. Foi também submetida uma nova candidatura para um projecto no âmbito do Centro de Línguas do Exército intitulado – Manual Digital Interativo para o Ensino do Inglês em contexto militar – cujo objetivo é a elaboração de material didático original, com metodologias pedagógicas inovadoras para o ensino da língua inglesa em contexto militar, aguardando aprovação superior.

Este ano letivo decorreu o 1º ano do 45º CFS, a instrução básica e as instruções complementares de dois cursos de formação de sargentos em regime de contrato, as primeiras partes de três cursos de promoção a sargento-ajudante e dois cursos de promoção a sargento-chefe, perfazendo um total de 739 formandos.

No que respeita ao Centro de Línguas do Exército, coordenado pela ESE, foi efetuada a aferição linguística a 714 militares.

Arrancou entretanto o percurso formativo dos alunos do 46º CFS.

Prémios para os melhores alunos

Após a alocução do comandante da ESE houve a lição inaugural, intitulada “O Ambiente Operacional e o Exército”, pelo tenente-coronel Silva Sebastião, e foram entregues os diplomas de final de curso do 44º CFS e prémios aos sargentos melhores classificados.

Prémios escolares: 1º Classificado do 29º Curso de Promoção a Sargento-Chefe, ano 2016 – SCh Mat António Manuel Mendes Cotovio; 1º Classificado do 30º Curso de Promoção a Sargento-Chefe, ano 2017 – SCh Inf Armando Ferreira das Neves; 1º Classificado do 41º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, ano 2017 – 1Sarg Eng Hugo Miguel Abade Claudino; 1º Classificado do 42º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, ano 2017 – 1Sarg PesSec Amaro José de Sousa Rodrigues; 1º Classificado do 43º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, ano 2017 – 1Sarg PesSec Paulo Ruivo Dias Pereira.

Alunos finalistas do 44º CFS com melhor média final de curso: 1º Classificado – 44º CFS Infantaria – 2Sarg Inf Ricardo Alexandre Pereira Gonçalves; 1º Classificado – 44º CFS Artilharia – 2Sarg Fábio João Alves Socorro; 1º Classificado – 44º CFS Cavalaria – 2Sarg Cav Diogo Micael da Silva Santos; 1º Classificado – 44º CFS Engenharia – 2Sarg Eng Pedro Miguel Marques Eusébio; 1º Classificado – 44º CFS Transmissões – 2Sarg Tm Rui Manuel da Costa Freitas; 1º Classificado – 44º CFS Administração Militar – 2Sarg AM Jorge Gouveia Gonçalves; 1º Classificado – 44º CFS Material – 2Sarg Mat Vitor Rafael Mesquita Chaves Pinto; 1º Classificado – 44º CFS Músico – 2Sarg Mus Leandro Filipe Horta Morais da Silva; 1º Classificado – 44º CFS Pessoal e Secretariado – 2Sarg PesSec Inês Fátima Esteves Vicente; 1º Classificado – 44º CFS Transportes – 2Sarg Trans José Miguel da Silva Neiva;

Prémio Comando do Pessoal – Aluno do 2º ano do 45º CFS que, no final do 1º ano, obteve a melhor classificação em Educação Física Militar -Furriel Aluno Diogo Carvalho Leal; Prémio Academia Geral Básica de Suboficiais de Espanha – Aluno finalista do 44º CFS com melhor classificação no curso – 2Sarg Cav Diogo Micael da Silva Santos; Prémio Exército do Brasil – Aluno do 2º Ano do 45º CFS com melhor classificação na disciplina de História e Geografia Militar no 1ºAno – Furriel Aluno Danny Moleirinho Saleh; Prémio “Prémio Liga dos Combatentes” – Aluno do 2º ano do 45º CFS que, no final do 1º ano, obteve a melhor classificação em Instrução Militar – Furriel Aluno Diogo Carvalho Leal; Prémio Câmara Municipal Caldas da Rainha – Aluno do 2º ano do 45º CFS que, no final do 1º ano, obteve a melhor classificação na Área de Ensino das Ciências Sociais e Humanas – Furriel Aluno Luís Filipe Imaginário Rebocho; Prémio “Associação para as Comunicações e Eletrónica nas Forças Armadas” – Aluno finalista do 44º CFS TM ou de MAT com melhor média final – 2Sarg Tm Rui Manuel da Costa Freitas; Prémio D. Afonso Henriques, Patrono do Exército – Aluno finalista do 44º CFS com melhor média no 2º ano a Mérito Pessoal – 2Sarg AM Joana Filipa Rodrigues Bárbara; Aluno do 2º Ano do 45º CFS com melhor média no 1º ano a Mérito Pessoal – Furriel Aluno Diogo José Caetano da Costa; Prémio “Escola de Sargentos do Exército”; Aluno do 2º ano do 45º CFS que, no final do 1.º ano, obteve a melhor classificação Geral – Furriel Aluno Danny Moleirinho Saleh.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1