Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Natal no Cadaval com várias atividades para crianças e seus familiares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com a entrada do mês de dezembro, chega ao Cadaval a habitual animação natalícia, com atividades para diferentes idades, de cariz lúdico e também solidário, a realizarem-se em diversos espaços do município. Nesta quadra, o Pai Natal volta a espalhar magia e a entregar presentes à pequenada no centro da vila, núcleo central da animação.
Animação natalícia no comércio (foto Kontra-K)

O Natal chegou oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acendee a árvore de natal na zona central do Cadaval, bem como as luzes nas principais ruas da vila cadavalense, com sonorização musical das mesmas.

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltou, nesta quadra, a iluminar a torre de comunicações do quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC erguer-se-á, uma vez mais, a cerca de 50 metros do solo. Será, por isso, uma das mais altas da região Oeste e uma das maiores do país.

Quanto à animação da época natalícia, é baseada num circuito de personagens natalícias pelo comércio local. A mesma voltará, a exemplo do passado ano, a suscitar interação com os cidadãos, dando-lhes possibilidade de fotografia com as “mascotes” presentes. As ações acontecem das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30 nos dois primeiros sábados deste mês.

De 12 a 29 de dezembro, o Moinho das Castanholas (Núcleo Museológico) terá patente a exposição coletiva “Presépios de Natal”, onde estarão presentes diversos presépios artesanais para apreciação por parte do público, que terá acesso gratuito. A mostra, organizada pelo Museu Municipal, poderá ser visitada durante a semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, e ao fim de semana, das 14h00 às 17h00 (excetuando-se os dias 23 e 24).

Nos dias 16 e 17, a animação natalícia é no centro da vila, com diversas atividades pensadas para a pequenada e respetivas famílias.

Pelas 10h30, chega o Pai Natal ao Cadaval, com um circuito pela vila até à Praça da República (zona central), altura em que se dará a tão ansiada entrega de prendas às crianças presentes, que poderão também escrever uma carta ao “velho das barbas” e com ele tirar fotos.

Estarão disponíveis naquele local, para a criançada, ateliês de Natal (pela biblioteca e museu municipais), um insuflável, modelagem de balões e ainda pinturas faciais. Após uma pausa pelas 13h00, a animação retoma-se às 14h30, encerrando pelas 16h30.

No dia 16, a animar o centro da vila, realizar-se-á também o Mercado EcoRural do Oeste/Cadaval, das 7h30 às 14h00, e a Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo, das 9h00 às 17h00.

As atividades natalícias repetem-se no dia seguinte e dentro do mesmo horário. Para além da entrega de presentes, regressam então os ateliês de Natal, modelagem de balões, pinturas faciais, reabrindo o insuflável. Pelas 10h30, a praça recebe ainda o espetáculo familiar “Palhaço que queria ser mágico”, com a duração prevista de uma hora e de acesso livre.

Pelas 15h00 acontece o espetáculo musical infantil “Vila Compasso”, que repete pelas 16h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval). Os ingressos são gratuitos e limitados mas devem ser levantados na junta de freguesia da área de residência.

Em paralelo, a Câmara Municipal voltará, em meados de dezembro, a percorrer as escolas do concelho, para oferta de uma prenda didática por cada sala de alunos de pré-escolar e 1.º ciclo.

Também as famílias socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho voltarão a receber os tradicionais cabazes de Natal, com diversos produtos alimentares.

A pensar nas férias próprias da quadra, a biblioteca e o museu municipais acolhem, de 18 a 21, e nos dias 27 e 28 de dezembro, os habituais Ateliês de Natal, com jogos, sessões de cinema, atividades de expressão plástica e leitura de contos. Inscrições gratuitas no site municipal até dia 14.

Ainda sobre as férias natalícias, realiza-se de 18 de dezembro a 2 de janeiro, mais uma edição do programa “Férias na Escola”, com atividades desportivas, culturais e de lazer para as crianças dos jardins infantis públicos e de 1.º ciclo do concelho. As inscrições terminam já dia 7, devendo ser feitas, presencialmente, no balcão único da Câmara Municipal.

A Cruz Vermelha do Cadaval volta a juntar-se às festividades natalícias, organizando dias 15, 16 e 17, no pavilhão municipal, a 2ª edição da iniciativa “Cadaval Street Food & Mercado de Natal”. A delegação conjugou, este ano, as duas atividades, decorrendo as mesmas nos seguintes horários: sexta, 17h00-02h00; sábado, 10h00-02h00 e domingo, 10h00-19h00. O Mercado de Natal trará produtos regionais, artesanato e prendinhas várias, enquanto o “Streetfood” propõe “um jantar diferente”, com animação musical, desfiles, workshops e animação infantil. Qualquer associação sem fins lucrativos que queira participar, poderá ainda inscrever-se, junto da Cruz Vermelha local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda