Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
10° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Recuperação de quadros antigos de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Arrancou no dia 14 de novembro a segunda fase da recuperação do património móvel de Óbidos, ao abrigo do protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Óbidos.
Intervenção ao abrigo de um protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar

Numa primeira fase, avançou-se com uma intervenção de conservação e restauro ao quadro “Lamentação de Cristo Morto” de Josefa d’Óbidos, propriedade da Paróquia de Óbidos, presente na capela de Santo António na A-da-Gorda, inserido no trabalho de mestrado de Verónica Ribeiro, sob a coordenação de Carla Rego, Teresa Desterro e Sérgio Gorjão, que terminou com a apresentação da intervenção, no dia 19 de maio, na Capela da A-da-Gorda.

Nesta segunda fase, tendo em conta o acervo presente no Museu Municipal de Óbidos, grande parte em depósito e propriedade das Paróquias de Óbidos e da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, foram selecionadas as pinturas a óleo sobre madeira do antigo retábulo da Capela de São Vicente, atual Museu Paroquial de Óbidos, conhecidos como “Painéis de São Vicente”, da oficina de Garcia Fernandes (1540-1550), propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.

As obras serão alvo de um processo de conservação a fim de se estabilizar o conjunto, onde, entre outras tarefas, se pretende a fixação da camada cromática e a ligação e consolidação das tábuas, procurando evitar os efeitos das amplitudes termohigrométricas a que normalmente estão sujeitas.

Serão intervencionadas no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro do Politécnico de Tomar, na especialidade de pintura sobre madeira, ministrada pela docente Carla Rego.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

homicidio2