Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Ementa espanhola na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um menu espanhol marcou mais um almoço no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, realizado na passada quinta-feira, no âmbito do projeto “Raízes”, que tem como objetivo estimular os alunos finalistas a estudar formas de utilização de produtos típicos na confeção de ementas gastronómicas criativas, diferentes e de qualidade.
Alunos que ficaram encarregues da confeção e serviço

Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, este projeto “procura desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta primordial dos produtos alimentares, suas caraterísticas organoléticas, benefícios para a saúde e, também, as suas relações culturais”.

O projeto está também relacionado com o universo da “alimentação ecológica, saudável e sustentável”.

O repasto inseriu-se no módulo “gastronomia europeia”, tendo sido preparado por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e servido pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).

Gaspacho, uma sopa fria à base de legumes, com destaque para o tomate, foi a primeira degustação, seguindo-se pimentos padron com revueltos (cogumelos) e tortilha de cebola, pimento e batata.

O prato de peixe foi calamares à Andaluzia com boquerones (sardinhas marinadas). Rabo de boi com batatas bravas, foi o prato de carne.

A sobremesa foi uma junção de churritos, tarte de santiago e gelado de creme catalão com caramelo.

Ruben Rocha, de Samora Correia, Rafaela Gonçalves, do Cartaxo, Eduardo Medalha, de Alfeizerão e Kassandra Campos, de Cascais, encarregaram-se dos pratos. Carlos Gomes, das Caldas da Rainha, ficou encarregue do bar, Oleg Cheptea, das Caldas da Rainha, foi o escanção, e Rita Ferraz, de Peniche, liderou o serviço de sala.

No almoço estiveram presentes representantes de várias instituições que integram o conselho ecoescolas da EHTO, a propósito da primeira reunião deste ano letivo, para definir as atividades a desenvolver. Provaram a refeição Carla Pacheco, do Grupo de Estudos e Ordenamento do Território e Ambiente/Reserva Natural Local do Paul de Tornada, Cláudia Almeida, diretora do Centro de Recursos Comunitário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Susana Chust, represente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, e Luís Lalanda, professor da EHTO que coordena o projeto ecoescolas.

Fazem ainda parte do conselho ecoescolas a Câmara Municipal, o Oeste Sustentável e a Águas do Tejo Atlântico, para além de seis alunos da EHTO: Inês Santos, do 2º ano de Operações Turísticas-Hoteleiras, Henrique Martinho, do 2º ano de TCP, Ana Flores, do 1º ano de Gestão de Turismo, Beatriz Bastidas, do 1º ano de Gestão e Produção de Pastelaria, Manuel Baridó, do 1º ano de TSRB, e Mário Martins, do 1º ano de TCP.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341