Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
15° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C
1ª edição do "Speed Recruitment” nas Caldas

Candidatos à procura de emprego fizeram várias entrevistas em 5 minutos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no Centro de Recursos Comunitário nas Caldas da Rainha a 1ª edição do "Speed Recruitment", onde representantes de seis empresas dispostas num circuito realizaram entrevistas de cinco minutos a 24 candidatos provenientes de diferentes áreas de formação e habilitações académicas.
Seis empresas realizaram entrevistas de 5 minutos a 24 candidatos que foram rodando de mesa a mesa até concluir o circuito de empresas

As seis empresas convidadas a trazer vagas de emprego nas Caldas e concelho vizinhos foram o Aki, Grupo Visabeira, Janela Digital, Grupo Inditex (Zara, Pull and Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho, Massimo Dutti, entre outras), McDonald’s e aArmatis-lc. Foram colocadas numa sala fechada e após um sinal sonoro, o candidato sentou-se e iniciou uma entrevista de cinco minutos. No final desse período, assinalado com novo sinal sonoro, cada candidato passou à empresa seguinte, até concluir o circuito de empresas. Todos os candidatos tiveram, assim, oportunidade de apresentar os seus pontos fortes a todas as empresas presentes. Os participantes podiam não sair com emprego imediato, mas foram seis entrevistas que fizeram na esperança de um futuro contacto.

Neste evento, organizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3G da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, participaram cerca de 140 pessoas maioritariamente estudantes da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Escola de Hotelariae Turismo doOeste, Escola Técnica Empresarial do Oeste e Centro de Educação EspecialRainha Dona Leonor em fase final do seu percurso académico, jovens à procura de primeiro emprego ou a perspetivara entrada no mercado de trabalho num curto prazo.

Também estiveram presentes algumas pessoas enviadas pelo Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Antes das entrevistas as seis empresas apresentaram-se e divulgaram as vagas de emprego e o que valorizam no momento de recrutar.

No início do evento decorreu uma videoconferência com Pedro Silva Santos, autor do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Não podendo estar presente fisicamente por estar a participar na Web Summit, partilhou várias dicas para contornar as dificuldades na procura de emprego. O orador cativou a audiência com várias técnicas demarketing pessoal, decriação e manutenção de redes de contactos, e de aumento daauto-confiança pessoal e profissional. Aconselhou como fazer o currículo, escrever uma carta de apresentação, como estar nas redes sociais, como criar relações com empresas, organizar e sistematizar contactos, saber preparar uma entrevista, entre outras dicas. Aconselhou todos a criar uma conta na LinkedIn, uma rede social de negócios, onde pode “vir a encontrar boas oportunidades de emprego”.

Esta iniciativa, dedicada à empregabilidade, aconteceu no âmbito do programa CLDS 3G, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Zaida Varela, responsável pela área de emprego, formação e qualificação do CLDS, disse que o “Speed Recruitment” surge porque “verificámos que existe um desajustamento profissional entre quem procura emprego e quem oferece”. “O objetivo é que estes jovens que estão a terminar o ensino secundário daqui a uns meses possam fazer a sua candidatura com base naquilo que ouviram aqui hoje, porque cada empresa tem uma forma diferente de recrutar”, explicou.

Revelou que poderá decorrer uma segunda edição do “Speed Recruitment” para pessoas em situação de desemprego de longa duração.

A iniciativa contou também com a presença de entidades de recrutamento locais e de dinâmicasde apoio à elaboração de candidaturas a oportunidades de emprego. Estiveram representados o Instituto Politécnico de Lisboa, a Randstad e a Talenter.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos