Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
1ª edição do "Speed Recruitment” nas Caldas

Candidatos à procura de emprego fizeram várias entrevistas em 5 minutos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no Centro de Recursos Comunitário nas Caldas da Rainha a 1ª edição do "Speed Recruitment", onde representantes de seis empresas dispostas num circuito realizaram entrevistas de cinco minutos a 24 candidatos provenientes de diferentes áreas de formação e habilitações académicas.
Seis empresas realizaram entrevistas de 5 minutos a 24 candidatos que foram rodando de mesa a mesa até concluir o circuito de empresas

As seis empresas convidadas a trazer vagas de emprego nas Caldas e concelho vizinhos foram o Aki, Grupo Visabeira, Janela Digital, Grupo Inditex (Zara, Pull and Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho, Massimo Dutti, entre outras), McDonald’s e aArmatis-lc. Foram colocadas numa sala fechada e após um sinal sonoro, o candidato sentou-se e iniciou uma entrevista de cinco minutos. No final desse período, assinalado com novo sinal sonoro, cada candidato passou à empresa seguinte, até concluir o circuito de empresas. Todos os candidatos tiveram, assim, oportunidade de apresentar os seus pontos fortes a todas as empresas presentes. Os participantes podiam não sair com emprego imediato, mas foram seis entrevistas que fizeram na esperança de um futuro contacto.

Neste evento, organizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3G da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, participaram cerca de 140 pessoas maioritariamente estudantes da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Escola de Hotelariae Turismo doOeste, Escola Técnica Empresarial do Oeste e Centro de Educação EspecialRainha Dona Leonor em fase final do seu percurso académico, jovens à procura de primeiro emprego ou a perspetivara entrada no mercado de trabalho num curto prazo.

Também estiveram presentes algumas pessoas enviadas pelo Centro de Emprego das Caldas da Rainha.

Antes das entrevistas as seis empresas apresentaram-se e divulgaram as vagas de emprego e o que valorizam no momento de recrutar.

No início do evento decorreu uma videoconferência com Pedro Silva Santos, autor do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Não podendo estar presente fisicamente por estar a participar na Web Summit, partilhou várias dicas para contornar as dificuldades na procura de emprego. O orador cativou a audiência com várias técnicas demarketing pessoal, decriação e manutenção de redes de contactos, e de aumento daauto-confiança pessoal e profissional. Aconselhou como fazer o currículo, escrever uma carta de apresentação, como estar nas redes sociais, como criar relações com empresas, organizar e sistematizar contactos, saber preparar uma entrevista, entre outras dicas. Aconselhou todos a criar uma conta na LinkedIn, uma rede social de negócios, onde pode “vir a encontrar boas oportunidades de emprego”.

Esta iniciativa, dedicada à empregabilidade, aconteceu no âmbito do programa CLDS 3G, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Zaida Varela, responsável pela área de emprego, formação e qualificação do CLDS, disse que o “Speed Recruitment” surge porque “verificámos que existe um desajustamento profissional entre quem procura emprego e quem oferece”. “O objetivo é que estes jovens que estão a terminar o ensino secundário daqui a uns meses possam fazer a sua candidatura com base naquilo que ouviram aqui hoje, porque cada empresa tem uma forma diferente de recrutar”, explicou.

Revelou que poderá decorrer uma segunda edição do “Speed Recruitment” para pessoas em situação de desemprego de longa duração.

A iniciativa contou também com a presença de entidades de recrutamento locais e de dinâmicasde apoio à elaboração de candidaturas a oportunidades de emprego. Estiveram representados o Instituto Politécnico de Lisboa, a Randstad e a Talenter.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda