Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
“Natal dos Sorrisos"

Árvore e luzes natalícias já fazem parte do cartaz turístico das Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma árvore de Natal de 33 metros de altura e 16 metros de diâmetro com movimento e espetáculo de luzes e um mercadinho de Natal, com dez casinhas de madeira a vender chocolate quente, café, ginja, vinho e doçaria, na praça 25 de abril, vão ser algumas das principais atrações do Natal nas Caldas da Rainha, que já é uma “referência nacional”.
Apresentação do projeto 2017 denominado “Natal dos Sorrisos”

As luzes led do projeto 2017 denominado “Natal dos Sorrisos”,que irá evidenciar as coresvermelho e branco quente, pretende atrair “meio milhão de pessoas à cidade durante as sete semanas de iluminação e animação da época natalícia”, anunciou o presidente da Associação Empresarial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), Paulo Agostinho, no passado dia 10, no Restaurante Maratona, durante a apresentação do projeto.

No dia 18 de novembro, a cidade ficará toda iluminada para a época natalícia. A ACCCRO e a Câmara Municipal vão inaugurar as luzes de Natal pelas 18h00. Na mesma altura será ligada a árvore de Natal, que deixa de ser estática e passará a ter movimento de luzes.

Realizar-se-á pela primeira vez um mercadinho de Natal com dez casinhas de madeira na área da gastronomia (bebidas e doçaria), instalado junto à árvore de 9 a 24 de dezembro. “Tal como nos últimos dois anos, a associação comercial assinala este momento com uma “festa aberta a toda a população na Praça 25 de abril, com animação”, disse Paulo Agostinho

Se o ano passado a atração principal foi a árvore de Natal por ser uma das maiores do país, este ano o objetivo é mostrar que “o Natal é nas Caldas porque é um projeto forte com a melhor iluminação, uma árvore em movimento, mercadinho de Natal, comboio turístico, animação e o dobro das bandas (arruadas)”, explicou o presidente da ACCCRO.

Este ano a árvore é mais pequena, reduzindo de 41 metros (2016) para 33 metros, mas segundo garantiu Paulo Agostinho, haverá “emoções fortes em torno dela que reserva várias surpresas de Iluminação”. O fato da árvore ser mais pequena permite “devolver mais espaço da praça às pessoas que visitam a cidade”, adiantou.

“No ano passado a animação de Natal atraiu cerca de 300 mil pessoas e no comboio turístico andaram mais de oito mil passageiros”, indicou. O projeto “Natal 2017” pretende atrair mais visitantes.

Haverá este ano um investimento de 160 mil euros, 96 mil dos quais comparticipados pela Câmara Municipal e os restantes suportados pela associação empresarial e mais de 20 empresas patrocinadoras.

Mais de 5500 metros iluminados, contemplando 41 artérias, duas rotundas citadinas e sete rotundas da circular urbana, três locais isolados e três edifícios/monumentos vão estar adornados e iluminados.

O cartaz de animação ao longo das seis semanas terá um cenário recheado de muita música, arruadas, animação infantil do imaginário da Disney, contos infantis, exposição das árvores das escolas e do “Mundo das “Árvores”, dança, pinturas faciais, balões modulares e outras surpresas, pretendendo “criar dinamismo e alegria, para que a cidade se torne um polo de atração bastante apelativo e convidativo para as famílias nesta altura festiva”.

O terceiro festival de Street Food, na Av. 1º de maio, terá lugar entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Está previsto o envolvimento de mais de 50 associações culturais, desportivas, recreativas da região, criando sinergias entre as diversas valências de cada uma, em prol da animação da cidade.

Chegada do Pai Natal

A chegada do Pai Natal, acompanhado por mais de 50 duendes, terá lugar no dia 25 de novembro.

Este ano voltará a haver o comboio turístico entre 8 e 24 de dezembro, viajando pela cidade e incrementando o “verdadeiro espírito de Natal, através da partilha de experiências e emoções entre crianças e adultos, envolvendo todas as famílias e o tecido empresarial”.

O presidente da direção da ACCCRO destacou que o projeto de Natal das Caldas da Rainha é desenvolvido há cinco anos numa parceria entre a Câmara e os comerciantes e foi crescendo, tornando-se uma “marca e referência a nível nacional”. Revelou que o projeto do ano passado gerou um retorno promocional de 190 mil euros e o aumento do volume de negócios em mais de 60% dos estabelecimentos, com base nos resultados de um estudo encomendado à empresa I&D Food.

O Natal 206 originou ainda, segundo o estudo, 800 mil visualizações apenas na presença da ACCCRO nas redes sociais, estimando-se que, com as partilhas, tenha chegado a cerca de um milhão de visualizações em vários países.

Agora que terminaram os cinco anos do projeto, Paulo Agostinho revelou que “a qualidade tem um custo” e para a ACCCRO “conseguir a manter essa qualidade e aumentar o número de localizações com iluminação”, vai ter que “aumentar o orçamento”.

O vice-presidente da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, destacou o “upgrade do Natal nas Caldas, que foi feito entre o Município e a ACCCRO e “o resultado que teve e nível nacional”. O autarca revelou que o objetivo é que “as pessoas venham às Caldas na época de Natal e se sintam bem com a dinâmica e espírito que vai certamente fazer muitos sorrisos”.

A ACCCRO vai estar entretanto em festa, com a realização da gala empresarial, que assinala os 115 da associação. O evento realiza-se no dia 25 de novembro, pelas 20h, no restaurante A Lareira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.