Os jovens ouviram as explicações sobre o trabalho dos jornalistas e o funcionamento do jornal. Com esta iniciativa conseguiram perceber alguns mecanismos do mundo da imprensa e, de forma generalista, os processos e organização do trabalho de uma publicação semanal regional.
Segundo a docente Isa Rafael, os alunos na disciplina de língua portuguesa no âmbito do módulo “Viver em Português” estão a dar a área da leitura da imprensa escrita onde “aprenderam a identificar a estrutura de uma notícia e a produzir a mesma”. “O objetivo é eles contatarem diretamente com a redação do jornal para conhecerem o espaço e ambiente”, explicou a docente.
Com esta visita de estudo os alunos pretenderam recolher informação que reforce os conhecimentos que têm vindo a adquirir nas aulas.
No final os alunos viram um filme da gráfica que faz a impressão do JORNAL DAS CALDAS. Puderam ver todo o processo de impressão do jornal, desde sua modelagem, até a confeção de chapas e o produto saído das máquinas.
Para a professora, a visita a uma empresa é muito mais interessante do que estar a despejar a informação na sala de aula. “Eles reforçam os conhecimentos que têm na sala de aula, ficam muito mais motivados, veem o espaço, os materiais e os colaboradores, é muito mais convincente do que ser a professora a reproduzir a realidade que não é tão visível”, declarou.
André Santos, de 17 anos, fez um balanço positivo da visita ao JORNAL DAS CALDAS, apesar de não querer ser jornalista. “Gostei muito de ver o filme de como é feito um jornal impresso, porque toda aquela maquinaria tem a ver com a minha área”, disse.
Miguel Carvalho, 16 anos, nunca tinha estado na redação de um jornal e achou “interessante o trabalho dos jornalistas”. O que mais despertou a curiosidade deste jovem foi “todo o processo de fazer um jornal”.
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