Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

São Leonardo celebrado em Atouguia da Baleia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Atouguia da Baleia celebra o padroeiro São Leonardo, tendo realizado no passado dia 6 a tradicional Feira de São Leonardo, conhecida como a 'feira dos frutos secos', que desde há vários séculos atrai forasteiros a esta vila do concelho de Peniche. No próximo fim de semana tem lugar uma conferência e as cerimónias religiosas concluem a celebração.

Em ano de comemorações dos 850 Anos dos Forais de Atouguia, a celebração do padroeiro assume, de acordo com o novo presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Afonso Clara, “uma importância especial, na medida em que a figura de São Leonardo foi escolhida como símbolo da efeméride”. A escolha não foi ao acaso: a devoção a este santo parece ter resultado diretamente da concessão do foral aos francos no século XII por D. Guilherme de Corni, primeiro Senhor de Atouguia. Atraídos pelo foral, os francos levaram também consigo o padroeiro.

Em fevereiro, na cerimónia presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, que assinalou o início das comemorações, o então presidente da Junta de Freguesia, António Salvador, anunciou o restauro da imagem de São Leonardo, que vai ser agora objeto de uma conferência por parte da conservadora de escultura do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria João Carvalho, e por parte da conservadora-restauradora responsável pelo restauro, Conceição Ribeiro.

A conferência terá lugar na Igreja de São Leonardo no dia 11 de novembro, às 21h00, abordando quer os aspetos técnicos da intervenção que foi efetuada, quer a inserção da imagem do padroeiro de Atouguia da Baleia nas correntes de escultura. É a terceira conferência organizada no âmbito das comemorações. A primeira, em maio, foi sobre a história da vila e a segunda, em junho, sobre a arte e a arquitetura da Igreja de São Leonardo.

No dia 12 de novembro, a partir das 14h30, haverá missa e procissão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta