Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Festival da Abóbora angariou mais de 3 mil euros para ajudar bombeiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 4ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 27 a 29 de outubro, contou com cerca de sete mil visitantes durante os três dias do evento.
Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim, junto da abóbora gigante

Através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e da torta de abóbora, a organização do Festival angariou o total de 3.261,20€, que irão reverter para a aquisição de equipamento para os Bombeiros Voluntários da Lourinhã, nomeadamente um ventilador/extrator de fumo de lugares sem ventilação.

O presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, afirma que “orgulhamo-nos de ter conseguido angariar um valor ainda mais alto do que no ano anterior”.

Uma das atrações foi a exposição de abóboras do mundo, com cerca de 50 espécies de abóbora, muito raras em Portugal, bem como uma abóbora gigante, com 746 quilos, vinda da Holanda, que impressionou os visitantes.

Todos os pratos servidos na 4ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, e foram confecionadas cerca de 1.500 refeições.

O Festival da Abóbora contou com seis expositores de doçaria, 27 artesãos e quinze doceiros, somando o total de 65 participantes. Decorreu o II Concurso Nacional de Abóboras, que contou com a maior abóbora a nível nacional com 132 centímetros, bem como a mais pesada com 62,5 quilos.

Este ano, dez restaurantes da região aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, destacando-se pratos com abóbora, tais como abóbora recheada, vitela no forno com abóbora, creme de abóbora, pizza de abóbora e chévre, entre outros.

O II Concurso Nacional de Doces e Doçaria com Abóbora foi outro dos pontos altos do Festival. Na categoria de “Preparado”, o 1º lugar foi atribuído ao “doce mundo salgado com o preparado brisas de gila”. Na categoria de “Doce”, o 1º lugar foi para “delícias da natureza com o doce compota de abóbora”.

O Festival da Abóbora pretende valorizar a abóbora e os seus derivados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda