Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Falta de juiz adia julgamento de alegada negligência médica em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tribunal de Peniche está, por falta de juiz, a adiar julgamentos não urgentes, como o de um médico acusado de morte negligente na urgência do hospital da cidade, que iria começar na passada terça-feira.

Segundo explicou fonte judicial à agência Lusa, a juiz daquele tribunal está de licença de maternidade desde há cerca de três semanas, motivo pelo qual os julgamentos estão a ser adiados ‘sine die’, enquanto as audiências urgentes são asseguradas pelo juiz de Caldas da Rainha.

Para esta terça-feira, estava marcado o início do julgamento de um médico acusado de homicídio por negligência, pela morte de uma mulher na urgência de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste, ocorrida em 2015.

O Ministério Público arquivou o caso, mas a família da vítima pediu a sua reabertura ao recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Decorrida a fase de instrução do processo, o juiz de instrução criminal de Leiria decidiu em maio deste ano pronunciar o médico de clínica geral como autor do crime.

Segundo o despacho instrutório, a que a agência Lusa teve acesso, a 5 de janeiro de 2015, a vítima deu entrada na urgência e foi atendida às 09h51 pelo médico, queixando-se de “dores no peito e pescoço”, motivo pelo qual foi pedido um raio-x (RX) torácico às 10h41.

Pelas 11h16, o arguido observou o resultado do exame e “concluiu não haver lesões”, afastando a “hipótese de enfarte do miocárdio”, apesar de no RX ser visível existir um “alargamento do mediatismo superior”.

De acordo com o documento, o problema apontado era indicativo de um eventual aneurisma coronário, que “impunha a realização de uma TAC [tomografia axial computorizada]” e o consequente reencaminhamento da doente para a urgência das Caldas da Rainha, por não haver TAC em Peniche.

A vítima foi mantida em observação na urgência de Peniche, sem ser transferida para as Caldas da Rainha para efetuar o exame e, a confirmar-se o diagnóstico, ser sujeita a intervenção cirúrgica.

A TAC foi pedida pelas 18h40, assim como um ecocardiograma e um eletrocardiograma, face à “persistência das dores torácicas”.

Os exames “não foram a tempo” e a mulher faleceu pelas 19h30, vítima de “tamponamento cardíaco [rutura de uma veia do coração] decorrente de aneurisma coronário”.

O médico “deveria ter-se aconselhado com o médico de medicina interna e solicitado o transporte de urgência para Caldas da Rainha”, conclui a acusação, segundo a qual, se o médico tivesse agido de forma devida, a “morte não sucederia”.

O despacho instrutório refere que “a leitura do RX torácico mudaria todo o rumo” dos acontecimentos, concluindo ter havido uma “negligência inconsciente”.

O médico está aposentado, mas continua a exercer na urgência de Peniche, através de uma empresa que presta serviços para o Centro Hospitalar do Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiro estagiário morre em acidente de mota

Carlos Ventura, de 40 anos, bombeiro estagiário em São Martinho do Porto e antigo voluntário da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, faleceu num acidente de mota ao final da tarde do passado domingo, na estrada da Senhora da Luz, no concelho de Rio Maior.

mota

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby