Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Crianças das Gaeiras revivem tradições do Pão-por-Deus

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 200 crianças receberam o Pão-por-Deus, no passado dia 1, nas Gaeiras. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia das Gaeiras, que já há três anos assinala o Pão-por-Deus, na Oficina da Semente e do Pão, local onde se trabalham as sementes, num moinho de vento recuperado. Através do forno comunitário, fez-se pão caseiro e foi explicado todo o processo de fabrico do pão noutros tempos, desde o amassar à cozedura em forno de lenha.
As crianças receberam uma explicação do processo de fabrico do pão

As crianças receberam pão quente acabado de fazer, que foi colocado num saco de pano próprio. Os mais pequenos também levaram castanhas assadas e broas. Mas depois de uma visita ao moinho, houve direito aos rebuçados e chocolates.

“O dia de Pão por Deus é uma tradição que em Portugal tem vindo a desaparecer, e são as povoações mais pequenas, que a mantêm viva”, disse Luís Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, referindo que no dia 1 de novembro “a nossa terra ganhou vida”.

À iniciativa da Junta de Freguesia juntaram-se várias habitantes da localidade que abriram a porta à garotada, que se divertiu casa em casa a pedir o Pão-por-Deus.

O autarca destacou “a alegria das crianças”, revelando que é uma iniciativa que vale a pena continuar a realizar.

A esta iniciativa juntaram-se alguns elementos da Associaçãode Jovens Voluntários deGaeiras que ajudaram a assinalar o dia”. Ricardo Duque, presidente da associação, sublinhou a importância da iniciativa, uma vez que “este costume está cada vez mais a cair no esquecimento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.