Com mais dinheiro disponível os consumidores podem, por exemplo, começar a fazer mais refeições fora de casa, fazer férias mais vezes ao longo do ano, comprar um carro novo ou até comprar ou trocar de casa. Estes podem ser exemplos de decisões mais imediatas, mas é preciso alguma cautela, pois a estabilidade financeira depende da capacidade para poupar. Senão, vejamos:
Em situações imprevistas de doença se não tivermos um pé-de-meia, como vamos sobreviver? Como podemos fazer face à educação dos nossos filhos a médio e longo prazo? E para a reforma, como nos podemos preparar sabendo que há dúvidas crescentes quanto à viabilidade do atual sistema de pensões em Portugal e que reforma será bastante inferior ao que se ganha hoje em dia?
Gerir e poupar são as palavras de ordem! Mas, poupar pode não ser fácil.
Na semana de 30 de outubro a 10 de novembro, a DECO realiza workshops em todo o país para ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras informadas e sustentáveis, em especial na gestão das suas contas bancárias.
Ter uma conta bancária é hoje imprescindível. Seja para receber os rendimentos que aufere (vencimento, reforma, subsídios), fazer pagamentos, seja ainda para aceder a um cartão de débito ou crédito, para efetuar transferências ou emitir cheques, nada se consegue se não se possuir uma conta num banco. Constitui também um indicador de integração social.
Todavia, ter uma conta bancária é caro. A escolha da instituição de crédito onde se abre a conta deve ser precedida da análise das alternativas disponíveis no mercado e das condições e custo de cada uma delas, devido ao impacto que, cada vez mais, têm no orçamento familiar.
Estes workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e/ou colaboradores de entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões de informativas.
Em caso de dúvida ou conflito pode dirigir-se à DECO – Delegação Regional do Ribatejo e Oeste, na Rua Eng.º José Souto Barreiros Mota, nº6 L, em Santarém.
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