De acordo com o texto, é recomendado que o Governo promova a revisão do Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, com o objetivo de incluir o projeto de requalificação e de modernização integral da linha do Oeste no plano de investimentos prioritários da Infraestruturas de Portugal, sendo considerada esta linha como “uma alternativa eficaz à utilização de veículo automóvel para a acessibilidade ao litoral Oeste”.
São admitidas duas fases de investimentos. Na primeira fase, defende-se que se proceda com urgência ao lançamento do concurso para obras na linha do Oeste, que estava previsto para janeiro de 2017, nomeadamente a eletrificação de todo o troço entre Meleças e Caldas da Rainha e a implementação de sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações ferroviárias, bem como a duplicação da linha em dois troços, um entre Meleças e Pedra Furada (Sintra) e outro na zona da Malveira (Mafra), até 2018.
Numa segunda fase, apontam-se obras desde Caldas da Rainha até Louriçal/Bifurcação de Lares, até 2020, permitindo a ligação ao ramal de Alfarelos e, depois, à linha do Norte, até Coimbra B.
Recomenda-se também que, enquanto as obras não se concretizarem, se proceda à substituição do material circulante atualmente em utilização e que se encontra bastante degradado, e se garanta a preparação para a substituição futura do material circulante, com a adoção da tração elétrica, a reabertura de estações com pessoal ferroviário que possa dar a devida assistência aos passageiros, garantindo melhor qualidade e segurança aos passageiros no serviço de transporte, e a instalação de todas as estações e apeadeiros com um sistema de informação eletrónica de horários e eventuais alterações de serviço.
É ainda recomendado que o projeto de investimento, de modernização e de requalificação da linha do Oeste permita, no final da sua realização, a criação de uma alternativa ferroviária de qualidade para a acessibilidade ao litoral Oeste, a circulação de comboios rápidos de passageiros, intercidades e um transporte regular diversificado entre todos os concelhos, bem como a circulação de composições ferroviárias de mercadorias ao longo de toda a linha.
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