Um dos objetivos é capacitar os seniores com mais informação, por forma a que possam fazer escolhas informadas e seguras e evitarem problemas de consumo.
Nos dias que correm são frequentes várias técnicas e abordagens consideradas como vendas agressivas. Porta-a-porta, por telefone ou em excursões continuam a ser práticas habituais.
Dadas as frequentes reclamações referentes a este tipo de práticas, verificamos que as mesmas dirigem-se, na sua grande maioria, aos mais idosos, pois é um público com maior vulnerabilidade, com menos informação e sobre o qual é mais fácil fazer pressão para a compra de produtos ou serviços que não desejam.
Assim, perante a apresentação de um determinado produto ou serviço, deve ponderar se realmente precisa do mesmo e se tem disponibilidade financeira para celebrar o negócio.
Caso o produto ou o serviço lhe interesse deve ler muito bem as condições do contrato antes de assinar, visto que, na maioria das vezes, a informação prestada pelo vendedor e as condições que constam no contrato não coincidem.
É de referir que, por vezes, associado ao contrato de compra e venda, o consumidor acaba por assinar um contrato de crédito sem se aperceber, dado que não lhe é entregue cópia do mesmo.
Por isso, é muito importante conhecer os seus direitos e como se pode defender.
De salientar que, a lei consagrou um prazo de 14 dias, o chamado “ Direito de Arrependimento”, que o consumidor poderá exercer caso mude de ideias e pretenda cancelar o contrato. O prazo de 14 dias começa a contar a partir da data da assinatura do contrato ou a entrega dos bens.
Em caso de dúvida ou conflito pode dirigir-se à DECO – Delegação Regional do Ribatejo e Oeste, na Rua Engº José Souto Barreiros Mota, nº6 L em Santarém.
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