Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

CDU de Óbidos apresentou os candidatos à Assembleia de Freguesia das Gaeiras

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de conhecido o candidato à Câmara Municipal de Óbidos pela CDU- Coligação Democrática Unitária, foram agora apresentados os nomes que concorrem à Assembleia de Freguesia das Gaeiras, na Sociedade Filarmónica Gaeirense. Além disso foram divulgadas as linhas mestras do programa eleitoral do partido à população gaeirense.
Apresentação dos candidatos

A iniciativa que contou com a presença doscabeças de listada CDU, à Câmara Municipal, Rui Raposo e à Assembleia Municipal de Óbidos, Sílvia Correia, decorreu no passado sábado à tarde.

Com o lema “CDU, A MUDANÇA NECESSÁRIA”, o partido apresentou as linhas mestras do programa eleitoral à população das Gaeiras, fazendo contraponto ao “imobilismo da Câmara de Óbidos (PSD) e da Junta de Freguesia apoiada pelo PSD, que pouco ou quase nada mudou durante os últimos quatro anos”.

“A CDU é portadora de um projeto de mudança, inovador, virado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e diferente das outras forças políticas”, salientou o partido, apresentando uma lista de candidatos “bastante renovada e alargada com uma composição verdadeiramente unitária, constituída na sua grande maioria por independentes provenientes de profissões e graus académicos diversos”.

Nesse sentido, o partido propõem a construção de uma jardim público ajardinado onde “as pessoas, sobretudo crianças possam brincar e os idosos confraternizar em segurança”, continuar a reivindicar a construção de passeios entre a estrada da Califórnia, o “Intermarché” e a Urbanização do Convento e a Unidade de Saúde, criar passeios em locais adequados e aumentar o número de rampas, de modo a facilitar as deslocações de pessoas com dificuldades, e ainda identificar locais próprios de estacionamento.

Relativamente ao Largo de S. Marcos, a CDU afirmou que a “Câmara de Óbidos andou a prometer ao longo dos anos que ali iria ser edificado o “Museu das Guerras Peninsulares”. Não vai haver museu nenhum”. Aliás esclareceu que está prevista dar continuidade às “obras de requalificação do largo que, entretanto, foram iniciadas” e “reiteramos a proposta de que o busto de José António Pereira Júnior, gaeirense que foi presidente da Câmara de Óbidos, seja trasladado e colocado em lugar de destaque na futura praça de S. Marcos”.

No caso do ordenamento e planeamento territorial da freguesia, o partido prevê elaboração de um plano de urbanização, reajustamento da delimitação geográfica da freguesia e integração das áreas que “lhe foram amputadas”, elaboração de um plano de ordenamento do sistema viário, e a criação de uma via de cintura.

Na saúde o partido pretende exigir a colocação de médicos e enfermeiros no Centro de Saúde de Óbidos, de modo a dar resposta às necessidades da população, pois “é inadmissível que cerca de metade da população do concelho não tenha médico de família”.

Para a juventude a CDU pretende implantar o “Projeto raízes”, com o objetivo de fixar jovens na freguesia. Além disso, a “CDU compromete-se a apoiar as organizações de juventude nas suas iniciativas desde que elas tenham relevância para a terra”.

Relativamente aos transportes públicos, o partido propõe que a Câmara e a Junta diligenciem junto da Câmara das Caldas, no sentido do TOMA poder passar pelas Gaeiras e ainda é “necessário reivindicar junto da Rodoviária do Oeste a prestação de um serviço de transportes que sirva a freguesia”.

O partido pretende também aproveitar todo o espaço do Convento de S. Miguel e “pô-lo ao serviço da população”, bem como as termas, em que a CDU propõe provisoriamente a instalação de um balneário público, com serviços adequados, aproveitando parte das instalações do convento. “Mais uma enorme patranha, tipo banha da cobra, propagandeada pela Câmara de Óbidos, com a colaboração da Junta de Freguesia, em período de campanha eleitoral”, sublinhou o partido.

No caso do emprego, assunto que a CDU considera como “uma prioridade do município e da freguesia”, pretende elaborar um plano especial, que entre outras soluções contemple a atribuição de apoios especiais a empresas instaladas ou a instalar que admitam trabalhadores da freguesia. Também compromete-se caso o candidato da CDU, seja eleito presidente da Junta de freguesia a votar pela redução do IMI para 30%, “ao contrário do atual presidente da Junta que votou pela aplicação de 36%, prejudicando assim a maioria dos habitantes possuidores de casa própria”.

O programa eleitoral também engloba o apoio às coletividades da freguesia, que “têm tido um papel altamente meritório da dinamização cultural, desportiva e social da terra “, criar um estatuto de dirigente associativo que inclua a concessão de incentivos, e ainda combater “uma das maiores carências” da freguesia, que consiste na falta de um lar para idosos.

“Confiamos, por isso, que a população das Gaeiras queira contribuir para uma freguesia melhor e mais dinâmica escolhendo desta vez a CDU para a presidência da Junta de Freguesia”, concluíram.

Caso o candidato apresentado pela CDU a presidente da Junta seja eleito para o cargo, pretende manter a organização dos presépios nos moldes habituais, apoiar a organização das tasquinhas e a realização da festa em honra de Nossa Senhora de Ajuda, dinamizar a realização de exposições de atividades económicas e de artesanato, apoiar exposições de pintura, de escultura, de fotografia e outras, bem como promover e apoiar outras iniciativas de interesse para a freguesia.

Mariana Martinho

Candidatos da CDU – Coligação Democrática Unitária

António Marques Ribeiro

Mário Sousa

Ana Marta Fragoso

António Henriques Ribeiro

Carlos Alberto Simão

Sara Ribeiro

José Maria Rebelo

José Fragoso

Maria Lídia Corado

José António S. Ferreira

António José Rebelo

Aida Jesus Matias

Pedro A. Ferreira

José António Vaz

Adelina Rebelo

António Corado

António Henriques dos Santos

Cesaltina Simão

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto