Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
Câmara das Caldas e Associação de Termas de Portugal lançam

Petição para repor comparticipações das despesas com tratamentos termais

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançada no passado sábado uma petição com vista à reposição das comparticipações das despesas com os tratamentos termais dos beneficiários do Serviço Nacional de Saúde. Esta petição, que já está a decorrer, foi promovida pela Associação das Termas de Portugal (ATP) juntamente com o Município das Caldas da Rainha e será entregue à Assembleia da República em setembro, com vista a um número de assinaturas superior a mais de 4.000, esperando assim a reposição das comparticipações já em 2018.
Todo executivo esteve presente na reunião

Como refere o documento, em agosto de 2011 “as comparticipações foram suspensas e até à data não se vislumbram sinais claros que a situação venha a ser alterada, apesar das inúmeras iniciativas levadas a cabo pela ATP, nos últimos seis anos, junto dos organismos competentes, tutelas e comissões e grupos parlamentares da AR”. Além disso, enumera um conjunto de “impactes imediatos e irrecuperáveis” que a suspensão trouxe aos utentes

Nesse sentido, a ATP decidiu avançar com uma petição pública concretizada e apresentada por termalistas e outros cidadãos, considerando que “poderá ser o ponto de viragem que leve efetivamente à reposição das comparticipações”.

Considerada pelo presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, como uma “matéria consensual para todos e da maior importância para os utentes”, a possibilidade de existir “uma comparticipação dos tratamentos termais à semelhança do que aconteceu no passado” levou a convocar todo o executivo, vereadores, líderes dos partidos com assento na Assembleia Municipal e candidatos autárquicos, para estarem presentes e assinarem a petição.

O objetivo, segundo o autarca, é promover “uma petição que tenha como propósito a criação de condições para comparticipação dos tratamentos termais relacionados com a componente da saúde”. Solicitou também a todos os presentes que ajudassem na sua divulgação e na recolha de assinaturas junto dos caldenses, para que “esta petição possa chegar à Assembleia da República e que, por sua vez, o Governo legisle”.

Presente também esteve Santos Silva, hidrologista e consultor do Município caldense, que destacou que “Caldas da Rainha tem um papel ímpar a nível nacional e internacional”, no que diz respeito ao termalismo. Nesse sentido, afirmou que faz todo o sentido que “seja líder nesta matéria”.

Igualmente explicou que “a razão para a suspensão dos tratamentos termais não dá para perceber, sendo que o montante da comparticipação dos cerca de 50 mil utentes seria muito inferior a meio milhão de euros”. Como tal, explicou que “este foi o meio de nós, caldenses, nos manifestarmos contra esta injustiça”, de modo a que “o termalismo deixe de ser o parente pobre disto”.

Caso queira assinar esta petição existem vários locais como o espaço turismo, o edifício Cria e Produtos Regionais (junto à entrada da Praça do Peixe), na Feira da Frutos, no Jornal das Caldas e Gazeta das Caldas.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.