Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, e Frederico Falcão, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, acompanhados pelos presidentes da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, e da Assembleia Municipal, João Carlos Duarte, inauguraram no dia 8 o 34º Festival do Vinho Português e 24ª Feira Nacional da Pera Rocha.
Entidades oficiais na inauguração

Da comitiva fizeram ainda parte vários autarcas do concelho, bem como das Câmaras Municipais que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Após a receção dos convidados junto ao pórtico do certame, seguiu-se a visita ao certame acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense.

No cumprimento aos cerca de 100 expositores presentes, a comitiva teve oportunidade de provar alguns dos vinhos que se apresentaram nesta edição do festival, bem como alguma da doçaria associada à pera rocha, entre outras iguarias.

Até dia 13, na Mata Municipal do Bombarral foi possível contactar com várias empresas e entidades ligadas ao setor agrícola.

No evento estiveram representadas várias regiões vitivinícolas do país e, através da aquisição do copo oficial do certame, era possível provar alguns dos vinhos que se produzem a nível nacional.

Quanto à produção de pera rocha, que tem sido um dos motores da economia do concelho, constatou-se um forte crescimento ao nível dos produtos derivados.

O programa do festival integrou um momento de discussão à volta do vinho e da pera rocha. No dia 9 realizou-se no auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral a Jornada da Pera Rocha, evento coordenado por Maria João Batista, técnica da Cooperativa Agrícola do Bombarral, que teve como oradores Rui de Sousa, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e Tiago Comporta, da CPF – Instituto Superior de Agronomia.

Ambos abordaram a problemática da estenfiliose, tendo ficado o alerta para a necessidade de se apostar seriamente na investigação desta doença que está a gerar grande apreensão junto dos produtores de pera rocha.

No dia 10 foi a vez da Jornada do Vinho, que entre outros motivos de interesse, contou com uma prova organolética de Vinho Branco Leve Sôttal da colheita de 2016, engarrafado com rolha de cortiça natural e com cápsula de alumínio (Screw Cap).

Esta ação, desenvolvida por Miguel Móteo, enólogo da Companhia Agrícola do Sanguinhal, teve o intuito de apresentar as vantagens do uso da cápsula de alumínio neste tipo de vinhos.

A finalizar, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu uma Prova Vertical de Vinhos da Quinta do Gradil.

Promovida pela Garrafeira FGP, a iniciativa proporcionou aos participantes a possibilidade de degustarem o vinho “Quinta do Gradil Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz” de três colheitas distintas.

Concertos animaram

O primeiro dia do evento ficou ainda marcado pelo concerto da West Europe Orchestra, que nesta edição se fez acompanhar por quatro grandes nomes da música nacional: Paulo de Carvalho, Rita Guerra, Vitorino e Lena D’ Água.

No dia 9 subiu ao palco a fadista Raquel Tavares, no dia 10 foi vez de Miguel Araújo, seguindo-se os Lucky Duckies (dia 11), a Big band da Nazaré & Carlos Alberto Moniz (dia 12) e, por fim, a cantora Aurea (dia 13).

No capítulo gastronómico, destaque para o espaço dedicado ao Street Food, que contou com a participação de vários veículos de venda ambulante, com diversas propostas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit