Q

9° C
9° C
Crónica

Casal caldense viaja pelo mundo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tão esperada volta! – Foi assim que a sentimos, por entre a correria do nosso regresso a Portugal, depois de uma volta ao mundo longitudinal em 16 meses.
Foto tirada após a aterragem em território nacional, com a tripulação da Tap Portugal, no voo Toronto - Lisboa

Quando a 3 de março de 2016 nos decidimos a, finalmente, partir, sabíamos que muito daquilo que nos esperava seria por certo o incerto. Não tínhamos nada como garantido, senão o desejo imenso de conhecer diferentes lugares, diferentes culturas, tradições, modos de vida, pessoas. Diferentes sorrisos, abraços. Conhecer e ter diferentes experiências. E era apenas isso que nos movia, para partir, naquela que era também a nossa lua de mel. E lá fomos nós, de mochilas às costas, confiantes e apaixonados (e ao mesmo tempo destroçados, por todos aqueles que choravam a nossa partida).

Levávamos os corações e a mente cheias de expetativas, de sonhos, de medos. E levávamos também no dia da partida a certeza de que só depois de mais de um ano estaríamos de volta, ainda que os nossos planos fossem completamente flexíveis. E assim foi, e agora depois da volta nos recordamos disto tudo.

Recordamos também como tudo foi, tudo aquilo que visitámos e como lá chegámos. Com mais de 500 boleias, cumprimos o desafio de por terra nos deslocarmos sempre assim e de nunca pagar por hospedagem. Demos uso à nossa tenda, mas dos 500 dias de viagem, apenas em sete noites nela pernoitámos. Ficámos em mais de 300 casas diferentes, mais de outras tantas camas desconhecidas. Fizemos uma mão cheia de bons amigos e um infinito de contactos pelo mundo. Visitámos 34 países, descobrimos várias religiões e aprendemos mais que muito com cada uma delas. Passámos da Europa para o Médio Oriente e de lá para a Ásia Central. Já na China descemos pelo Sudeste Asiático até Singapura – o nosso último destino por terra, só à boleia! Apanhámos depois vários barcos enquanto percorríamos a Indonésia, até chegarmos a Timor-Leste – de onde voámos pela primeira vez, para a Oceânia. Seguimos depois até à América do Norte, tendo nós atravessado o mar de avião, onde terminámos esta viagem.

Já no Canadá, tivemos a última surpresa desta grande aventura: uma boleia muito desejada! A Tap Portugal deu-nos assim o privilégio de regressar a casa a bordo de um dos seus aviões, tornando o final desta viagem muito especial.

A todos os que nos acompanharam, a todos os que nos escreveram, encorajaram, apoiaram, e a todos o que estiveram sempre presentes: o nosso mais sincero obrigado! E para todos aqueles que querem ainda ler e reler as nossas crónicas e espreitar as fotografias, continuamos em atualizações através do nosso blogue, omundonamao.wordpress.com.