Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

Procissão no mar foi momento alto

Francisco Gomes (texto) Carlos Tiago (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cumpriu-se na noite do passado sábado mais uma procissão no mar, no âmbito da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche.
Transporte das imagens para os barcos

Terra de pescadores, de grande tradição e de fé, Peniche voltou a mostrar uma forte devoção à padroeira dos pescadores, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e outras, a par das imagens visitantes – Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora de Monserrate, de Ribamar, e São João Batista – a serem transportadas numa volta à enseada, com vários barcos engalanados e iluminados a acompanhar.

A procissão teve milhares de pessoas a assistir. Este ano houve a particularidade de, pela primeira vez, contar com a imagem de São João Batista. Propriedade da Câmara Municipal, foi transportada até à Berlenga, para daí sair com os pescadores, os quais fazem parte da sua vida piscatória naquela ilha.

Os barcos de Peniche saíram do porto de pesca até perto do Cabo Carvoeiro, para o encontro com os pescadores da Nazaré e da Berlenga. Depois, todos juntos, foram até à parte sul da Península esperar as embarcações que saíram de Porto Dinheiro – Ribamar com a Imagem de Nossa Senhora de Monserrate.

Foi um momento cheio de fé e devoção e com enorme significado para todos os pescadores e gentes do mar.

No domingo de manhã, na ribeira velha, celebrou-se a missa mareal presidida pelo padre Pedro Tavares, concelebrada pelo padre Diogo Correia e pelo padre Ricardo Figueiredo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.