Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

Município de Óbidos saiu do “procedimento por défice excessivo”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O município de Óbidos saiu recentemente da zona vermelha da dívida que condicionava a sua gestão, tal como foi declarado por despacho conjunto dos secretários de Estado das Autarquias Locais e do Tesouro, reportando-se aos documentos de 2016. É de saudar que tenha sido cumprido o objetivo a que se tinha obrigado para beneficiar do empréstimo do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), cumprindo os limites do endividamento previstos pela Lei das Finanças Locais.

O PAEL foi um programa do Governo de Passos Coelho que, cumprindo as orientações da troika, permitiu a concessão de empréstimos aos municípios que estavam com mais dificuldades. Mas o empréstimo impunha vários condicionamentos, designadamente a diminuição de trabalhadores ao serviço da autarquia.

Óbidos, apesar das avultadas receitas extraordinárias que teve (18 milhões de euros, considerados apenas dois empreendimentos turísticos da zona litoral…), teve necessidade de recorrer a este programa para pagar dívidas a fornecedores de bens e serviços, que estavam há anos à espera. Até anúncios na Gazeta e no Jornal das Caldas estavam nessa situação. Tratou-se de um movimento de transformação de dívida de curto prazo em dívida de médio prazo.

Recorde-se que esta lei impõe que os municípios não contraiam dívida que ultrapasse 1,5 a média da receita corrente líquida dos três anos de exercício anterior, ou seja, 1,5 da média da receita obtida com as transferências do Orçamento de Estado, as taxas e os impostos municipais, como o IMI e o IMT (antiga sisa), bem como o IUC (imposto de circulação das viaturas).

Nos últimos anos, a Câmara fez as amortizações (abates) que estavam contratualizadas relativas às dívidas bancárias. Não fez qualquer pagamento para abater a dívida bancária para além do previsto. Já este ano de 2017, pelo contrário, a Câmara fez mais um empréstimo de mais de 500 mil euros, que começará a ser pago dentro de dois anos, ainda nem sequer se tinha conhecimento da saída do procedimento por défice excessivo…

No próximo ano, a Câmara continua a ter um encargo com o serviço da dívida (juros + amortizações) de um valor de cerca de um milhão de euros, com o impacto que estes valores têm sobre as contas municipais.

É esta a gestão que se pretende?Um município com o nível de receitas como o de Óbidos teve não deve recorrer permanentemente ao crédito. Deve ter uma gestão cautelosa e responsável, tendo sempre em vista o desenvolvimento sustentável do concelho.

PS Óbidos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1