Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

Aluguer de carros nas férias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Muitos são os consumidores que quando viajam para férias alugam um carro no destino, o que poderá ser uma boa ideia para facilitar a mobilidade e poder deslocar-se até outros pontos de interesse.

Contudo, por vezes podem ocorrer dissabores.

A DECO entende, assim, ser pertinente elencar aqui algumas dicas para garantir um bom negócio.

O primeiro passo deve ser: efetuar uma pesquisa sobre diferentes empresas que prestam o serviço e as tarifas que anunciam. Atenção: por vezes, os valores anunciados correspondem a serviços distintos.

Um bom site deve conter informação sobre os seguros incluídos na tarifa base, o tamanho e a capacidade do veículo, o local e o horário em que pode levantar o carro, se existem extras e as tarifas aplicadas aos mesmos.

A escolha acertada deverá ser feita, apenas, no âmbito de empresas autorizadas, que se encontram identificadas no portal do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Antes de avançar para uma decisão, deve-lhe ser fornecida informação escrita, em papel ou suporte digital, a qual deverá indicar as características da viatura, as modalidades da caução, as coberturas do seguro, o modo de entrega, o cancelamento da reserva ou eventuais penalizações.

No momento de levantar o veículo, confirme se o modelo é o contrato, deve verificar o estado do veículo e caso detete danos, peça que fiquem registados. Devem ser-lhe entregues todos os documentos do carro. E em regra, o depósito de combustível deve estar cheio, devendo ser entregue nas mesmas condições.

No momento da entrega, deve solicitar um recibo que ateste que não foram detetados problemas.

Por último, aconselhamos a ler muito bem o contrato antes de o assinar. Caso tenha alguma dúvida, exija explicação por escrito.

Caso algo não corra como contratado deverá apresentar reclamação por escrito junto da empresa, através de carta registada com aviso de receção ou no próprio livro de reclamações.

Poderá ainda recorrer aos serviços da DECO.

Joana Parracho

Jurista

DECO – Delegação Regional do Ribatejo e Oeste – Rua Engº António José Souto Barreiros Mota, nº 6 L – 2000 – 014 Santarém. Tlf: 243 329 950 / 243 329952

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bom senso? Sim, exigimos bom senso

Assim que a revolta dos professores atingiu o limite e explodiu com a proposta inacreditável do governo estender o compadrio e a cunha ao processo de contratação, primeiro-ministro e ministro da Educação deram publicamente o dito pelo não dito. António Costa chegou...

martins

Suspeitos de pesca ilegal fogem à GNR

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu seis quilos de meixão naquele concelho, no passado dia 24, no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura ilegal de enguia europeia, vulgarmente conhecida...

meixao 1

Infantis de Óbidos em bom plano

A equipa de infantis do clube Óbidos Criativa competiu, no passado dia 21 na XXX Taça Vale do Tejo, nas piscinas municipais de Alcobaça. Mara Cotrim, Leonor Martins, Leonor Silva, Justin Borges, Tiago Correia e Pedro Capinha foram os jovens que nadaram com as cores...

infantis 2