Contudo, por vezes podem ocorrer dissabores.
A DECO entende, assim, ser pertinente elencar aqui algumas dicas para garantir um bom negócio.
O primeiro passo deve ser: efetuar uma pesquisa sobre diferentes empresas que prestam o serviço e as tarifas que anunciam. Atenção: por vezes, os valores anunciados correspondem a serviços distintos.
Um bom site deve conter informação sobre os seguros incluídos na tarifa base, o tamanho e a capacidade do veículo, o local e o horário em que pode levantar o carro, se existem extras e as tarifas aplicadas aos mesmos.
A escolha acertada deverá ser feita, apenas, no âmbito de empresas autorizadas, que se encontram identificadas no portal do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).
Antes de avançar para uma decisão, deve-lhe ser fornecida informação escrita, em papel ou suporte digital, a qual deverá indicar as características da viatura, as modalidades da caução, as coberturas do seguro, o modo de entrega, o cancelamento da reserva ou eventuais penalizações.
No momento de levantar o veículo, confirme se o modelo é o contrato, deve verificar o estado do veículo e caso detete danos, peça que fiquem registados. Devem ser-lhe entregues todos os documentos do carro. E em regra, o depósito de combustível deve estar cheio, devendo ser entregue nas mesmas condições.
No momento da entrega, deve solicitar um recibo que ateste que não foram detetados problemas.
Por último, aconselhamos a ler muito bem o contrato antes de o assinar. Caso tenha alguma dúvida, exija explicação por escrito.
Caso algo não corra como contratado deverá apresentar reclamação por escrito junto da empresa, através de carta registada com aviso de receção ou no próprio livro de reclamações.
Poderá ainda recorrer aos serviços da DECO.
Joana Parracho
Jurista
DECO – Delegação Regional do Ribatejo e Oeste – Rua Engº António José Souto Barreiros Mota, nº 6 L – 2000 – 014 Santarém. Tlf: 243 329 950 / 243 329952
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