Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
Toiros e toiradas

Receção aos emigrantes

Luciano Silva (texto) Marlene Sousa (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado sábado uma corrida de toiros de boas-vindas para os emigrantes. Noite cálida, praça cheia (exceção para o setor da sombra), grande ambiente com muitos turistas de várias nacionalidades a marcar presença. Correu-se um curro de toiros bravos e duríssimos para os forcados da ganadaria de Fernandes de Castro e atuaram seis cavaleiros pela seguinte ordem: Luís Rouxinol, a quem calhou em sorte o melhor toiro da noite, dando azo a um enorme triunfo do cavaleiro de Pegões, com grande emoção nas artísticas bregas ladeadas à volta do redondel, ferros curtos espetaculares, onde não faltou uma rosa de palmo e o indispensável par de bandarilhas a culminar enorme atuação.
Luís Rouxinol

Bem ao contrário, a Ana Batista saiu a fava, pois calhou-lhe o único manco da noite, toiro parado no meio da arena, não saindo dali por mais que citado e desafiado pela exímia cavaleira, que só com esforço e muito a custo conseguiu deixar a ferragem da ordem.

De seguida para tourear veio António Brito Paes e paradoxo dos paradoxos, este terceiro toiro da noite corre-corre atrás da montada, ataca o cavalo de qualquer sítio da arena, não se parando para assim Brito Paes poder citar, partir e executar a sorte. Teve de ser em curto e ataque mútuo, a cravagem dos primeiros ferros, para só no final o toiro se entregar, com o cavaleiro a dominar e a ficar por cima. Foi uma lide de menos a mais de grande mérito até.O cavaleiro decidiu mal, recusando no final a volta à arena pois merecia esse prémio sem qualquer dúvida.

Cumprido o intervalo entra na arena Manuel Telles Bastos, para logo surpreender com uma sorte de gaiola a esperar o toiro frente a frente na saída do curro de forma espetacular. O que há a dizer do resto da lide é que foi mais um toiro bravo. Excelente atuação de toureio reto frontal e clássico, como tão bem os Telles sabem fazer.

O quinto toiro da noite foi mais um bravo que não nos pareceu totalmente aproveitado pelo cavaleiro Jacobo Botero que tanto agrado deixou nas Caldas em anos transatos. Quis o jovem cavaleiro colombiano voltar a agradar e a triunfar nesta praça, mas pareceu-nos algo precipitado fazendo as coisas muito à pressa sem um sentido certo a dar à arena. Ainda assim a lide foi movimentada e aplaudida, com destaque para uma sorte de gaiola e um ferro de violino.

Para completar o cartaz de cavaleiros atuou outro jovem cavaleiro, Luís Rouxinol, júnior, com alternativa tirada recentemente e que aparece na festa brava a provar que vai honrar a figura de seu pai.

Este Rouxinol júnior, sendo filho de peixe não só sabe nadar como sabe lindamente cantar tauromaquicamente falando. Voltou aqui nas Caldas a confirmar a sua alternativa, apresentando-se com a lição bem estudada num recital de bem tourear. O futuro passa por ele, assim como a festa brava nunca deixará de ter futuro.

Noite negra para os forcados

Isso mesmo, foi uma noite negra para os grupos de forcados – os amadores de Vila Franca e das Caldas da Rainha. Só duas pegas foram consumadas na primeira tentativa, resultando espetacular a terceira da noite, sendo as restantes autêntico pandemónio na arena.

Os toiros, para além de bravos para os cavalos, foram simplesmente demoníacos para os forcados – partiam com velocidade incrível, entravam pelo grupo dentro com uma força brutal, destroçando tudo em seu redor. Resultado, muita gente maltratada, muitas baixas na enfermaria. O público em geral, quer seja aficionado ou não e principalmente os forcados, têm que saber que há toiros impossíveis de pegar. Insistir só por uma questão de brio pondo em risco a própria integridade física é uma estupidez.

O toiro é a besta bruta e fera selvagem, o homem tem tudo para saber definir, renunciar numa situação destas não é cobardia mas sim sinal de elevada inteligência.

Todo este aparte serve para relembrar aos bravos forcados das Caldas que não vão faltar oportunidades para voltar a afirmar o seu reconhecido valor.

Corrida de 15 de agosto

No dia 15 de agosto, pelas 18 horas, vai decorrer um concurso de ganadarias, com os cavaleiros António Telles, Filipe Gonçalves e Francisco Palha, para além dos forcados amadores de Santarém e de Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

almeida

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

barbara1