Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Docente da ESAD.CR recebe Prémio António Quadros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pedro Letria, fotógrafo e docente da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), foi distinguido com o Prémio António Quadros. Pela primeira vez o Prémio, atribuído pela Fundação António Quadros, distingue um fotógrafo, tendo já premiado personalidades das áreas da filosofia, romance, poesia, literatura infantojuvenil, imprensa e teatro.
Pedro Letria (foto Rui Xavier)

Para a atribuição do prémio, “o júri procurou distinguir uma personalidade cuja carreira e cuja obra se tenham pautado por valores de humanismo e liberdade, para além, naturalmente, de uma particular relevância no panorama fotográfico português”, entendendo que “a vasta obra e a longa carreira de Pedro Letria, distinguidas pelo aprofundamento de valores humanistas e por uma dimensão particular de “pedagogia da imagem” justificam a atribuição do Prémio António Quadros 2017 Fotografia”, explica a Fundação António Quadros, realçando que a escolha teve “total unanimidade”.

O júri do prémio foi composto por Bruno Santos, docente na Escola Artística António Arroio e Atelier de Lisboa, Emília Tavares, conservadora e curadora no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, e Filipe Figueiredo, investigador do Centro de Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Paulo Ribeiro, investigador do Museu do Teatro e da Dança.

Pedro Letria tem 52 anos, e é autor de vários livros como “E.N. 118” (editora Ópera), “Terraformada, Verbos, Inventário e Mármore” (editora Assírio e Alvim) e “The Club” (editora Pierre von Kleist). Foi bolseiro Gulbenkian (por duas vezes) e recebeu uma bolsa de estudo do Programa Fulbright. É bachelor of Fine Arts in Studio pela School of the Art Institute de Chicago (EUA), e obteve o Master of Fine Arts na Rhode Island School of Design (EUA).

Já expôs no Centro Cultural de Belém, na Fundació Foto Colectanea, Barcelona (Espanha), no Parc de La Villette, Paris (França), na Galeria Olido em São Paulo (Brasil), e no Kunstlerhaus Bethanien, Berlim (Alemanha). Algum do seu trabalho integra coleções como o Centro Português de Fotografia e a Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco. Leciona na ESAD.CR desde 2010.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.