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Awaked Coffee: a nova marca de cafés caldense para os grandes apreciadores da bebida

Mariana Martinho

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Há uma nova marca de cafés online, para quem gosta de saborear diferentes origens e aromas de cafés. Chama-se Awaked Coffee e distingue-se por fornecer cafés dos quatro cantos do mundo, vindos diretamente das origens para o centro de torrefação da marca, onde cada grão é cuidadosamente torrado e trabalhado, de forma a intensificar o seu sabor, textura e carisma. Além disso, disponibiliza um serviço de subscrição que permite a qualquer amante da bebida receber todos os meses em casa, um café diferente. Entre o aroma da Etiópia e do Nicarágua, que percorreram as ruas da cidade, a marca foi apresentada na passada sexta-feira, ao final da tarde, no espaço físico situado junto à Mercearia Pena.
Ruben Bettencourt e Rui da Bernarda, os dois responsáveis pela nova marca

De manhã, à tarde ou à noite, acompanhado com uma pitada de açúcar, um pauzinho de canela ou simplesmente amargo, a “Awaked Coffee” disponibiliza aos amantes da bebida uma variedade de aromas e sabores para um café perfeito. Este projeto, que surge de uma parceria entre dois empresários, Rui da Bernarda, da Mercearia Pena, e Ruben Bettencourt, da Pixels Brand, procura “aliar o gosto de ambos pelo café à nossa parte profissional”.

Com uma ampla gama de cafés da mais alta qualidade, perto de trinta referências vindas de quatros cantos do mundo, divididas em quatro categorias Arábica, Especiais, Robusta e Lote, e estas por sua vez, em subcategorias, a marca pretende oferecer “experiências sensoriais únicas” aos clientes.

Entre os aromas mais aromáticos, podemos encontrar nas Arábicas o café Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, São Tomé, Quénia, Etiópia, Timor e Brasil, que na opinião do empresário Rui da Bernarda “são cafés mais aromáticos e ácidos com características derivadas do seu cultivo, que é feito em altitude”. Mas para quem goste de “mais fortes” a marca aconselha os Robusta, que são cafés africanos, “cultivados sem altitude” e vindos de Angola, Costa de Marfim, Vietname e Uganda.

Outra das opções são os cafés lotados, que segundo o responsável, “juntam as duas categorias, a Robusta e Arábica”, no mesmo lote, como o Pena, Centenário, Bordalo e Café D’Avó. Além disso, explicou que “alguns lotes são feitos aqui na casa”.

Na categoria “Especiais”, que consiste em cafés raros e com um preço mais elevado, destaca-se o café Jamaica Blue Mountain, Kopi Luwak, Porto Rico e o Panamá. Estes, segundo o responsável, são os “mais procurados pelos amantes do café” devido às “características incríveis” que proporcionam aos fãs do café e que “naturalmente neste projeto queremos dar a conhecer a todo o mundo”.

A “Awaked Coffee” também pensou em quem não queira perder muito tempo, disponibilizando um sistema de subscrição, que “permite facilmente qualquer pessoa subscrever, por um determinado período de tempo, e todos os meses recebe em casa um café de uma origem diferente”, explicou Ruben Bettencourt. Isso, segundo o empresário, vai “permitir que as pessoas de uma forma cómoda e fácil experimentarem a variedade de aromas e sabores dos cafés que nós temos”. Ou seja, “todos os meses recebe um quilo de café ou meio, dependente da quantidade de café que consome em sua casa, e depois é só desfrutar e beber”.

Para ambos os empresários, a “intenção é conseguir chegar numa primeira fase a todo o país”, prevendo a apresentação da marca junto de alguns empresas, e mais tarde a médio prazo, “começar atingir outros mercados lá fora, começando pelo mercado europeu”.

Em qualquer sabor ou aroma o preço varia consoante o café e os pacotes, entre os 10 e os 400 euros o quilo, e podem ser encomendados através do site https://www.awaked.co/.

Relativamente ao nome “Awaked Coffee”, que traduzido significa acordado, os empresários explicaram que “esse é precisamente o efeito da cafeína, que permite deixar as pessoas acordadas depois de beberem café”. Além disso, disse que a própria imagem foi “construída à volta disso”.

“O próprio mocho fundido com um grão de café procura juntar os dois conceitos: o mocho que está sempre acordado e o efeito do café”, explicou Ruben Betttencourt.

Mariana Martinho

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