Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 17° C
Crónica

Casal caldense viaja pelo mundo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ainda que só a meio caminho pelo Canadá, nestes últimos quinze dias foram muitos os lugares que descobrimos, muitas as memórias que guardámos.
Fotografia tirada em Ottawa

Do estado do Quebec, visitámos por último Montreal: uma cidade também francófona, mas onde percebemos que as pessoas falam melhor inglês. Por lá, tivemos a sorte de encontrar vários amigos e familiares, com tornaram a nossa estadia verdadeiramente especial! A cidade, conhecemos praticamente de bicicleta, das suas ruas estreitas e encantadoras ao mais bonito e enorme parque lá existente. Deslumbrámo-nos também com a sua grandiosidade e multiculturalidade, o que não estávamos à espera. E foi ainda em Montreal que voltámos a sentir a presença da comunidade portuguesa.

Seguimos depois para Ottawa, a capital, onde reencontrámos um amigo que fizemos na China. Visitámos praticamente tudo, sendo a cidade pequena. Não falhámos o parlamento nem os seus encantadores jardins, alguns museus e a feira comemorativa dos 150 anos dos Canadá.

A Oshawa, chegámos no dia seguinte com uma família portuguesa (que nos acolheu!) e foi com eles e com a sua disponibilidade e amizade que conhecemos os clubes portugueses e participámos nas suas festas (onde muitos dos imigrantes eram do Nadadouro e arredores!). Embora tivéssemos já percebido que assim aconteceu connosco, vivenciámos e confirmámos que a tradições e o orgulho na nação se preservam de uma forma única quando longe do país!

Por fim, nestes dias, avistámos Toronto na companhia e boleia de um casal adorável que também de tudo fez para nos ajudar! À chegada, reencontrámos uma vez mais família e também alguns amigos de infância (já há vários anos imigrados). Por vezes juntos, outras sozinhos, pudemos conhecer os pontos altos desta cidade maravilhosa, tão única e jovem: o centro, a torre, a zona junto ao lago, o High Park e muitas ruas alternativas e cheias de arte. Mas, se permitirem o desabafo: vale a pena visitar ao pôr do sol e com o brilho da noite!

Falta-nos por agora uma visita às cataratas do Niagara e, por estar ali ao lado, uma volta pelo Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. Não tarda, prometemos: estaremos de volta, depois de 16 meses numa volta ao mundo tão feliz!

Joana Oliveira e Tiago Fidalgo

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Município cadavalense em convenção europeia de territórios com vinhas

O Município do Cadaval participou na 3.ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, que decorreu entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, em Lagoa, no Algarve. Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, o evento reuniu representantes de vários territórios vinhateiros, entidades parceiras nacionais e internacionais.

vinhateiros

Idoso esteve desaparecido

Um idoso esteve desaparecido de um lar na Delgada, no concelho do Bombarral, de onde saiu no último dia de janeiro, tendo sido mobilizadas buscas para localizá-lo. Após vários dias acabou por ser encontrado com vida, mas muito debilitado, relatou a Junta de Freguesia da Roliça.

Óbidos vai integrar Geoparque Oeste

Os municípios de Alenquer, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras assinaram o Memorando de Entendimento do Geoparque Oeste. Este documento surge no âmbito do processo de alargamento que o Geoparque Oeste está a preparar, com o objetivo de integrar os municípios de Alenquer e Óbidos, mas também uma área costeira, incluindo o arquipélago das Berlengas.

geoparque