O EDO tem, desde 2015, levado a cabo um conjunto de atividades com seniores, designadamente momentos de conversa e exposições sobre a Europa, cujos trabalhos percorrem os seis concelhos da iniciativa intermunicipal.
“A ideia é a de que, quando uma exposição vai a um município, haja um contacto com o centro de informação”, refere Sandra Geada, técnica de comunicação do EDO.
Explica a responsável que o Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras são concelhos onde o EDO tem já colaboração regular com os respetivos clubes seniores, faltando concretizar essa colaboração com os clubes seniores dos restantes concelhos da Festa Sénior – Bombarral, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.
Sedeado no Cadaval, o Centro de Informação EDO existe oficialmente desde 2013, instalado na sede da LeaderOeste – Associação de Desenvolvimento Rural do Oeste.
A ação do EDO vai desde os jardins de infância às universidades seniores, passando pelas escolas superiores, adaptando sempre o seu discurso ao público-alvo.
Se, nas escolas, os alunos demonstram conhecer as matérias europeias dos programas curriculares, já a população mais velha manifesta ainda «muito desconhecimento» sobre a Europa, segundo aponta a técnica do EDO, afirmando que o papel do centro é “explicar a gíria europeia, o jargão europeu, que tanta gente não percebe”.
0 Comentários