A iniciativa surgiu no Reino Unido, a partir do Fórum de Escolas Sustentáveis de Londres, que resolveu dedicar um dia a aulas fora de portas. A motivação desta iniciativa nasceu depois de um estudo referir as inúmeras vantagens deste modelo pedagógico, dando origem ao projeto “Empty Classroom Day”.
A marca SKIP, da empresa Unilever, juntou-se ao movimento, que em Portugal promove o “Dia de Aulas ao Ar Livre”, em parceria com a Associação Nacional de Professores e com o apoio da Associação Make-A-Wish. Um dia em que escolas, professores e educadores são convidados a levar as crianças para o exterior, num ambiente que se quer diferente e positivo do ponto de vista pedagógico.
Num estudo que a marca SKIP realizou no ano passado, ficou patente que as crianças dos dias de hoje passam menos tempo ao ar livre do que as gerações anteriores.
Os alunos do The English Centre ficaram muito entusiasmados com a iniciativa, tendo pedido aos professores que a experiência se repetisse.
Francisca Moniz, de 13 anos, gostou muito de poder estar a ter uma aula ao ar livre, até porque calhou num dia solarengo. “Gostava muito que se repetisse”, comentou.
Outro aluno, Vasco Pereira, de 11 anos, salientou o facto de ter sido possível fazer uma aula diferente, do que é habitual dentro de uma sala. João Ferreira, de 13 anos, ficou contente por terem estado num ambiente mais informal e com uma dinâmica diferente. “Gostava de repetir, mas da próxima vez no terraço”, sugeriu.
A direção do The English Centre embora consciente da falta de tempo e de espaço para fazer chegar esta iniciativa a todas as suas dezenas de turmas, devido à grande aceitação quer por parte dos alunos, quer dos professores, pondera repetir a iniciativa no próximo ano.
0 Comentários