Estradas/ruas – há ruas com o pavimento muito danificado, em muitos casos devido a intervenções no subsolo. São colocados “remendos” que deixam o piso em mau estado, com desníveis e buracos. É lamentável que os serviços da câmara não tomem nota destas situações, muito fáceis de identificar e procedam à sua reparação. A título de exemplo refira-se os pisos da rotunda da Expoeste/Staples, da rotunda do Mc Donalds, da rotunda do Pingo Doce na tornada, da Rua Columbano Bordalo Pinheiro (em frente à EDP), etc, etc.
Passadiços na Foz do Arelho – encontram-se por concluir (se estão não se percebe para que é necessária a faixa com gravilha) e não há uma manutenção regular especialmente no que respeita à vegetação circundante. Há locais que permitem a transposição por automóveis, mas o piso não está preparado para o efeito.
Pista de peões para caminhada/corrida – via atlântica Caldas da Rainha/Foz do Arelho – trata-se de uma estrutura que não tem qualquer manutenção ou investimento (ex. ausência de pinturas, limpeza regular – folhas, terra, vegetação, etc,…- instalação de caixotes do lixo, etc…). É incompreensível que a Câmara não repare nas muitas pessoas que a utilizam nem se lembre de concluir a ligação ao centro da cidade!
Passeios da cidade – há passeios danificados, muitos deles em calçada, que nunca foram reparados. É lamentável o estado em que se encontram, uma clara falta de respeito para quem tem dificuldades de locomoção, de que são exemplo os idosos. Ex: passeios em frente ao quartel.
Equipamentos e edifícios urbanos – não têm manutenção ou se existe é muito deficiente – falta de limpeza e pintura. A título de exemplo refiram-se os parques infantis que são em muitos dos casos com o chão em areia, quando a maioria dos parques noutras localidades já utilizam outro tipo de materiais (como acontece com o parque da Av. da Independência Nacional, uma excepção).
Espaços verdes e jardinagem – numa cidade que podia ser um jardim faltam árvores e flores. Há espaços verdes e rotundas que não são cuidados, dando uma triste imagem pois, em alguns dos casos, são a porta de entrada da cidade (exemplos: Rotundas da Tornada, Rotunda junto à estação da Galp (próxima do Auto Júlio) e outras pela cidade). É também frequente ver lixo e ervas nas bermas das estradas/ruas, num claro sinal que não há uma limpeza regular.
É certo que nem tudo é mau e tem-se assistido a algumas mudanças, mas o espírito é o de sempre…inaugura-se e depois a manutenção fica esquecida…
António J. Salvador
0 Comentários