Será dado a conhecer ao público na “Frutos 2017” e tem como objetivo ser o doce típico local. Contudo, neste momento a Associação Empresarial do Concelho das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) está a promover um concurso para a criação da imagem da embalagem, do rol up e do outdoor do “Bordalo”.
O “Bordalo” foi desenvolvido por dois mestres pasteleiros, Paulo Santos, da padaria Forno do Beco, e Luís Tavares, da Pastelaria Paris, no âmbito do projeto da ACCCRO para selecionar um pastel das Caldas da Rainha como doce típico local. Este produto, que foi iniciado em outubro do ano passado, quando a ACCCRO contatou várias empresas associados para ficarem encarregues pelo projeto. Conta com o envolvimento da autarquia, através do Centro de Promoção e Divulgação de Produtos Regionais e a Associação Nacional de Municípios e de Produtos para a Valorização e Qualificação dos Produtos Regionais (QUALIFICA), que vai garantir a responsabilidade da certificação do pastel, bem como a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
O pastel, que será diferente dos restantes, com um “formato especial- quadrado”, passou por várias provas com vista à “seleção do melhor”.
Segundo Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, “chegámos à conclusão que havia a necessidade de encontrar um pastel que pudesse de alguma forma identificar-nos, dado que os consumidores, nomeadamente os turistas, perguntavam se havia algum doce que nos identificasse”. Ao longo de oito meses, cerca de vinte pessoas tiveram a oportunidade de dar a conhecer as suas ideias, sendo, que apenas duas foram escolhidas para experimentarem diversos ingredientes locais na confeção do pastel.
Inicialmente foram colocados como hipótese vários nomes, como “Pelicano”, devido à ligação histórico e cultural à cidade. Contudo, quando a ACCCRO decidiu registar a marca foi indicado que já existia uma empresa detentora do mesmo, optando assim pelo nome “Bordalo”.
Para o presidente da ACCCRO, “o objetivo é quem leve este pastel, leve também um pouco da história das Caldas na embalagem”, bem como pretende ser uma “mais-valia para nos projetar como cidade de excelência”.
A sessão contou com a presença de Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que disse que “sempre que viajamos gostamos de trazer algum produto que identifique o local”. Com esta ligação a Bordalo Pinheiro e à rota julgo que será a cereja no topo do bolo para garantir que as pessoas se recordem da cidade”.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal, referiu que “esta ideia de ter um doce facilmente identificável com Caldas da Rainha, seguramente é mais um elemento de reconhecimento da cidade e mais um motivo para as pessoas deslocarem-se às Caldas”.
Aberto concurso para desenhar a embalagem
Tendo em conta que será um produto de referência da cidade, a ACCCRO lança amanhã (dia 1 de junho) o concurso de apresentação do design das embalagens, outdoor e rol up, em que terá como base o tema dos azulejos do artista Rafael Bordalo Pinheiro.
O concurso está aberto a todos os interessados que cumpram as condições previstas no regulamento e terá um prémio monetário no valor de 750€. Todas as propostas terão de ser enviadas até 30 de junho. Serão avaliadas por um júri, composto pelo presidente da ACCCRO, pelo presidente da Câmara, por Isabel Castanheira e José Elói, conselheiros consultivos da ACCCRO, e os dois mestres pasteleiros, Luís Tavares e Paulo Santos.
Além deste projeto, a ACCCRO está a preparar outras iniciativas, como “o Prato Principal”, que consiste em definir para as Caldas “um prato que nos identifique” e que envolve catorze chefes e gerentes de restaurantes.
0 Comentários