Embora nem todas as edições tenham contado para o Mundial de Ralies, foi sempre uma prova carregada de emoção e durante alguns anos foi considerado o melhor Rali do Mundo.
Para esta edição 2017 do Vodafone Rali de Portugal adivinhava-se uma luta entre a MSport(Ford) a Hyundai, Citroen e a recém-chegada Toyota, até porque com a vitória da Hyundai na última prova do WRC na Argentina, a marca vinha moralizada, bem como o seu piloto T.Neuville. Mas havia também que contar com presença da Citroen e Toyota, pois ambas venceram tambem uma prova neste WRC 2017.
O primeiro dia de prova percorreu as novas classificativas do Minho, Ponte de Lima/Viana Castelo/Caminha, terminando com a superespecial no Centro da Cidade de Braga e os pilotos da frente a escassos segundos uns dos outros, sendo o piloto da Ford, O.Tanak, a ficar em primeiro, secundado pelo espanhol da Hyundai, Dani Sordo, completando o pódio o campeão do mundo Sebastian Ogier (Ford). De destacar nesta etapa o violento acidente do campeão nacional José Pedro Fontes e sua navegadora Inês Ponte, ambos com lesões, mas fora de perigo. Arredados da vitória ficaram Kries Meeke (Citroen) e J.Latvalla (Toyota), ambos por despiste .
A segunda etapa foi de decisões. O até então líder Tanak bateu e foi relegado para lugares secundários, passando para a frente Sebastian Ogier (Ford), terminando na segunda posição T.Neuville Citroen a 16 segundos, sendo decisiva a classificativa de Amarante, a maior do Rali de Portugal 2017.
Para o último dia de prova (domingo) nada de novo, pois para o atual Campeão do Mundo Ogier era manter o primeiro lugar e assim somar importantes pontos para continuar na liderança do WRC. Fez história, vencendo cinco vezes o nosso Rali, igualando assim o recorde do também mítico piloto Marko Allen. O Belga T. Neville (Hyundai) não arriscou, para ascender assim ao 2º lugar do WRC, acabando por fazer um bom rali, apesar de dizer aos jornalistas que este Rali de Portugal a norte não era muito do seu agrado.
Resumindo, a decepção foi a Citroen, com os seus pilotos a não se imporem, em especial Kries Meeke.
Para terminar de referir que estes novos carros, com uma maior potência e maior apoio aerodinâmico, foram um regalo para os amantes do Rali de Portugal, que como sempre foram aos milhares, a comemorar os 50 anos da nossa prova.
Classificação Final: 1º Sebastien Ogier, Ford, 2º T.Neuville, Hyundai e 3º D.Sordo, Hyundai. Destaque também no WRC 2 o domínio e vitória para a Skoda através do seu piloto P.Tideman. Quanto aos portugueses, o melhor foi Miguel Campos em Skoda, a terminar no 16º lugar da geral.
A organização do ACP colocou novamente na estrada um dos melhores Ralies do Mundo.
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