Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Quinta Várzea da Pedra aposta em vinhos de qualidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho do Bombarral possui uma nova empresa que se dedica à comercialização de vinhos de qualidade. Denominada Quinta Várzea da Pedra, esta empresa está sedeada no Cintrão e é gerida por três jovens empresários que decidiram agarrar no negócio iniciado pelos seus avós.
Quinta no Cintrão (fotos Edgar Libório)

“Tentámos dar um novo ar a algo que já era nosso muito antigo, embora estivesse bastante ultrapassado. A Quinta vem do nosso bisavô e temos cepas com mais de 100 anos, no entanto, nenhum de nós seguiu vida disto. A partir de 2014 decidimos avançar com o projeto, apresentámos candidatura e a partir do ano passado a dedicação passou a ser total”, disse Tomás Emídio, gerente da Quinta Várzea da Pedra, acrescentando que “requalificámos o espaço e as vinhas e profissionalizámos os processos e as pessoas e decidimos iniciar a comercialização”.

O processo de vinificação é simples. “A vindima é feita à mão, existe um enorme rigor na seleção de uvas e depois na adega procuramos não alterar muito o vinho”, indicou.

Neste momento a empresa possui oito hectares em produção, no entanto, em breve ficará com 17 hectares. “A intenção é passar de castas de quantidade para castas de qualidade, aproveitando o tipo de terreno que possuímos”. Fernão Pires e Arinto nos brancos e Touriga Nacional e Syrah nos tintos são os vinhos que estão no mercado.

A Quinta Várzea da Pedra teve uma produção no ano passado de 60 mil litros e este ano 50 mil litros.

“Produzimos 14300 garrafas de branco e este ano vamos engarrafar 7200 litros de tinto, tendo sempre em conta o fator qualidade”, referiu Tomás Emídio.

Em termos de mercado neste primeiro ano a grande aposta vai para a região onde estão inseridos, não esquecendo os importantes mercados de Lisboa, Algarve e Douro. “Embora já existam contactos ainda não é nossa intenção apostar na exportação”, revelou. A aceitação dos vinhos da Quinta Várzea da Pedra tem sido surpreendente. ” É sempre curioso quando fazemos algo que as pessoas ingerem e vemos que a aceitação é positiva. Isto dá-nos uma maior responsabilidade no fabrico”, relatou o empresário. Prova disso é o facto desta empresa, com pouco tempo de laboração, ter enviado os seus vinhos para o concurso de Londres, o qual é um dos mais conceituados do mundo e “conseguimos medalhar três dos quatro vinhos que estiveram a concurso com bronze, prata e recomendação”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago