Foi no Tour of Mersin, na Turquia, a 22 de abril, que conquistou uma vitória na 3ª etapa, batendo concorrência bem mais experiente. Uma etapa de 134 quilómetros, num dia que acabou por ser de emoções mistas, dedicando o seu triunfo a Michele Scarponi, ciclista que faleceu após ser atropelado durante um treino.
“Hoje é um dia triste para o ciclismo. Dedico [a vitória] ao Michele Scarponi, que hoje nos deixou. Um campeão que nunca esqueceremos”. Foram estas as palavras do jovem português, que, contudo, não deixou de agradecer aos seus colegas pela ajuda que lhe deram em estar na posição de bater ao sprint o russo Eduard Vorganov (Minsk Cycling Club). Na classificação geral terminou em 8º no Tour of Mersin.
Já em Itália decorreu a 28 e 29 de abril a “Terre Di Toscana”. A prova começou com um contrarrelógio coletivo matinal, onde a sua equipa foi 2ª classificada a 25 segundos da Seleção da Autrália. Na etapa da tarde, o caldense foi 6º classificado, a 24 segundos do vencedor, Alexandr Ribushenko, isto depois de ter furado, trocado de bicicleta e ter feito muitas recuperações para voltar ao pelotão.
Na etapa final, que continha seis setores de sterrato que são utilizados na Strade Bianche, João Almeida esteve mais uma vez em destaque, derrotando o atual campeão da Europa sub23 Alexandr Ribushenko e o italiano Alessandro Fedeli. Na classificação geral acabou em 4º lugar.
0 Comentários