A votação decorreu online pelo público em geral e coube ao júri fazer a avaliação final. Foram divulgados os 40 vencedores no dia 28 de março, na Conferência “Portugal Saudável – Alimentação e Estilos de Vida”, que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, com a presença de representantes do ACeS Oeste Norte.
“À distância de um clique” aposta nas novas tecnologias colocando à disposição da grávida a possibilidade de contacto via Skype com a equipa. O contacto é diário (2ª a 6ª feira) após o nascimento do bebé até aos dois meses.
Irá ser efetuado o Manual “À distância de um clique”, simples e prático, com uma listagem dos problemas mais comuns do puerpério e do período neonatal, como por exemplo, transporte do recém-nascido, cuidados cutâneos, banho, cordão umbilical, entre outros.
O objetivo é estabelecer uma via de comunicação fácil e rápida com “as nossas puérperas, num período em que estas mais necessitam de apoio especializado, de informação técnica prestada por profissionais de saúde”.
Com o projeto pretende-se através do programa “skype” contactar com as puérperas (e pais dos recém-nascidos) numa fase em que a sua deslocação à USF se torna mais difícil e numa altura em que “a necessidade de obter informação é muito grande”. “O intuito é efetuar contactos e não consultas, aumentando os conhecimentos em saúde, promovendo o aleitamento materno e diminuindo o recurso às unidades de saúde”, é adiantado.
É um projeto inovador, apostando na utilização da internet, acessível a todos, simples e que tem como alvo uma faixa especial da população, que, dada a sua particularidade, é muito sensível a atividades de promoção da saúde.
O valor do apoio é de 15.106,85 euros.
O projeto de promoção da saúde familiar “Os Silva – vivendo familiarmente” da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho pretende a adaptação a filme de umapeça criada pelo grupo de teatro da Escola Secundária de Peniche por proposta do projeto Familiarmente do ACeS Oeste Norte sobre a família. O objetivo é com a realização de colóquios sensibilizar profissionais da saúde e educação para a dinâmica familiar, nomeadamente no que se refere às questões de simetria e complementaridade de género.
O valor do apoio é de 8 mil euros.
As unidades de saúde vão agora desenvolver os seus projetos vencedores e agradecem a todos os que votaram e à Missão Continente “sem a qual não seria possível avançar com este tipo de iniciativas que melhoram a prestação de cuidados de saúde da instituição”.
0 Comentários