Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
Concurso

Prémio Refood Caldas da Rainha 2017 “Combate ao desperdício alimentar”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Refood Caldas da Rainha, projeto que consiste na distribuição de comida recolhida em restaurantes por famílias carenciadas, criou um evento cultural com o objetivo de estimular a criação artística, através de um concurso que irá abranger múltiplas expressões.
A Refood Caldas da Rainha criou um concurso cultural irá abranger múltiplas expressões

O concurso denominado “Prémio Refood Caldas da Rainha” irá encerrar as seguintes formas de expressão artística: Escultura; cerâmica; pintura; desenho; artes Digitais – fotografia; artes digitais – vídeo; poesia; expressão musical e expressão corporal.

Com este projeto a Refood Caldas da Rainha pretende contribuir para o desenvolvimento da cidade das Caldas da Rainha, promovendo uma ponte entre a cultura e a solidariedade social. Segundo nota de imprensa, o objetivo é incentivar a produção artística e alertar para um dos mais graves problemas sociais da região, “o desperdício alimentar que acontece em simultâneo com as situações de carência de muitas famílias”.

As expressões relativas à escultura, cerâmica, pintura, desenho, artes digitais e poesia serão apresentadas em exposições próprias, sendo para tal requerida a colaboração das entidades que possuam espaços adequados para a sua realização.

As apresentações relativas às expressões musicais e corporal irão decorrer durante o evento final do concurso, no CCC, no qual serão atribuídos os prémios a todas as expressões artísticas.

O período para a entrega das obras decorre entre 1 de abril a 20 de setembro de 2017.

A atribuição dos prémios irá realizar-se num evento final a 14 de janeiro de 2018, data em que a Refood Caldas da Rainha irá também comemorar o seu aniversário.

Para a atribuição dos variados prémios serão criados júris para cada expressão artística, compostos por cinco elementos. A sua constituição incluirá, preferencialmente, elementos da Refood, do Município, do Museu José Malhoa, comunidade educativa e especialistas das respetivas expressões artísticas.

A realização do concurso em todas as suas componentes irá depender do patrocínio das diversas entidades locais, como sejam a comunicação social, as empresas e a autarquia, entre outros.

A participação no concurso será alargada a toda a comunidade, havendo porém uma especial atenção na divulgação do concurso junto dos estabelecimentos de ensino, agrupamentos escolares, ESAD CR, Escola Técnica Empresarial do Oeste, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Infancoop, Centro, Educação Especial Rainha D. Leonor, Academias e Conservatórios, Escolas de Dança, Escolas de Teatro, Universidade Sénior, particularmente dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.

A Refood é um movimento eco humanitário, orientada por cidadãos, 100% voluntária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada cidade. Opera para a comunidade, trabalhando sem salários e evitando todo e qualquer custo ou investimentos que não servem a sua missão, através de um modelo de baixo custo/alta produtividade que melhora a qualidade de vida das pessoas carenciadas, enquanto reforça o tecido social da comunidade local. Aspira a um mundo novo, onde todos têm a comida de que necessitam e onde todos os alimentos produzidos vão primeiramente alimentar pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago