Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C
Concurso

Prémio Refood Caldas da Rainha 2017 “Combate ao desperdício alimentar”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Refood Caldas da Rainha, projeto que consiste na distribuição de comida recolhida em restaurantes por famílias carenciadas, criou um evento cultural com o objetivo de estimular a criação artística, através de um concurso que irá abranger múltiplas expressões.
A Refood Caldas da Rainha criou um concurso cultural irá abranger múltiplas expressões

O concurso denominado “Prémio Refood Caldas da Rainha” irá encerrar as seguintes formas de expressão artística: Escultura; cerâmica; pintura; desenho; artes Digitais – fotografia; artes digitais – vídeo; poesia; expressão musical e expressão corporal.

Com este projeto a Refood Caldas da Rainha pretende contribuir para o desenvolvimento da cidade das Caldas da Rainha, promovendo uma ponte entre a cultura e a solidariedade social. Segundo nota de imprensa, o objetivo é incentivar a produção artística e alertar para um dos mais graves problemas sociais da região, “o desperdício alimentar que acontece em simultâneo com as situações de carência de muitas famílias”.

As expressões relativas à escultura, cerâmica, pintura, desenho, artes digitais e poesia serão apresentadas em exposições próprias, sendo para tal requerida a colaboração das entidades que possuam espaços adequados para a sua realização.

As apresentações relativas às expressões musicais e corporal irão decorrer durante o evento final do concurso, no CCC, no qual serão atribuídos os prémios a todas as expressões artísticas.

O período para a entrega das obras decorre entre 1 de abril a 20 de setembro de 2017.

A atribuição dos prémios irá realizar-se num evento final a 14 de janeiro de 2018, data em que a Refood Caldas da Rainha irá também comemorar o seu aniversário.

Para a atribuição dos variados prémios serão criados júris para cada expressão artística, compostos por cinco elementos. A sua constituição incluirá, preferencialmente, elementos da Refood, do Município, do Museu José Malhoa, comunidade educativa e especialistas das respetivas expressões artísticas.

A realização do concurso em todas as suas componentes irá depender do patrocínio das diversas entidades locais, como sejam a comunicação social, as empresas e a autarquia, entre outros.

A participação no concurso será alargada a toda a comunidade, havendo porém uma especial atenção na divulgação do concurso junto dos estabelecimentos de ensino, agrupamentos escolares, ESAD CR, Escola Técnica Empresarial do Oeste, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Infancoop, Centro, Educação Especial Rainha D. Leonor, Academias e Conservatórios, Escolas de Dança, Escolas de Teatro, Universidade Sénior, particularmente dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.

A Refood é um movimento eco humanitário, orientada por cidadãos, 100% voluntária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada cidade. Opera para a comunidade, trabalhando sem salários e evitando todo e qualquer custo ou investimentos que não servem a sua missão, através de um modelo de baixo custo/alta produtividade que melhora a qualidade de vida das pessoas carenciadas, enquanto reforça o tecido social da comunidade local. Aspira a um mundo novo, onde todos têm a comida de que necessitam e onde todos os alimentos produzidos vão primeiramente alimentar pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

Secretário-geral do PSD foi à Expotur apoiar o partido local

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, esteve na passada quinta-feira na Expotur - Festa de Verão, em Caldas da Rainha,onde sublinhou que “viemos dar o nosso apoio ao PSD de Caldas da Rainha”, adiantando que “recuperar esta CâmaraMunicipal para o partido é também...

hugo soares

Aluno da ESAD.CR quer promover música da região no Brasil

Marcelo Domingues, aluno de Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, está desenvolver um projeto para o mestrado, procurando mapear a cena musical em todo distrito de Leiria, com o objetivo de conectar e exportar a música desta região internacionalmente, em especial para o Brasil. 

rimel