José Manuel Vieira destacou o motivo de união dos municípios que albergam o Planalto das Cesaredas estando certo que este primeiro congresso será o pontapé de saída para a valorização daquele espaço natural. O edil bombarralense realçou a “importância do Planalto onde foram encontrados vestígios arqueológicos nas grutas do Vale do Roto ou a Batalha da Roliça, que teve por cenário a paisagem natural da Serra do Picoto e do Planalto das Cesaredas”.
A cerimónia contou ainda com as intervenções do paleontólogo Otávio Mateus, presidente da comissão organizadora e responsável pelo Museu da Lourinhã, Maria Matos, presidente da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, José Carlos Kullberg, em representação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e do arqueólogo Luís Raposo.
A manhã do segundo dia do congresso foi marcada por algumas apresentações, com a abordagem de temas como os vertebrados fósseis do Planalto, a paisagem natural, o projeto Moledo com Vida, entre outros. De tarde, os congressistas visitaram o Museu da Lourinhã, tendo o dia chegado ao fim com um jantar no Bombarral, oferecido pela Câmara Municipal.
O último dia do congresso foi dedicado às visitas de campo, com a realização de duas caminhadas, uma no Planalto das Cesaredas e outra na Serra D’el Rei.
0 Comentários