O Centro Hospitalar do Oeste, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha através do Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens associaram-se para promover um “Laço Azul Humano” como forma de chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância.
Entre as 10h30 e as 11h30, o ponto de encontro é na Praça 25 de Abril.
As escolas do concelho foram convidadas a “abraçarem” esta causa – a prevenção dos maus-tratos na infância.
Esta temática teve origem na “História do Laço Azul”, no ano de 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie Finney, prendeu uma fita azul à antena da sua viatura com o intuito de que as pessoas se questionassem sobre aquele adereço ali exposto.
A história que a avó contou aos elementos da comunidade prendia-se com os maus-tratos de que a sua neta fora alvo, tendo, inclusivamente, o seu outro neto sido morto de forma desumana. A senhora Bonnie colocou um laço de cor azul para não esquecer os corpos dos dois netos que se encontravam marcados com hematomas de cor negra. O azul servia como lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.
0 Comentários