Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Alentejo e Loridos na garrafeira da F.G.P.

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa FGP - Fonseca Garcia & Prazeres, Lda, no Bombarral, foi palco da apresentação, no dia 8, de vinhos do Alentejo e Loridos.
Prova de vinhos

Do Alentejo foi provado um Poliphonia/Reserva, um vinho Regional Alentejano Branco 2014, com uvas provenientes da vinha do Monte dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz), vinificadas em barricas novas de Carvalho Francês com um estágio de 6 meses e um teor alcoólico 14% de cor citrina um aroma de boa intensidade de fruta tropical associadas a frutos secos e especiarias, tendo como prémios Medalha de Ouro no Concurso da Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Depois veio o “Granadeiro”, um Poliphonia Reserva, vinho Regional Tinto Alentejano de 2011, de elevada frescura, que fazem dele a opção perfeita para quem gosta de vinho para acompanhar uma refeição inspirada. De casta Trincadeira, Syrah e Alicante, Bouschet,com um teor alcoólico de 14,5% e um estágio de 12 meses em toneis e barricas de carvalho Allier, a sua fermentação alcoólica processou-se em tanques de mármore de elevada inércia térmica para maximizar a extração de taninos e aromas.

Apresentando uma cor granada forte, um aroma de boa intensidade a fruta em compota, especiaria e ligeiro floral na boca concentrado e fresco, tem alguns prémios e distinções – Ultimate Wine Challenge 2013, Chairman´s Troppy, Uva de Ouro 2013 (Portugal) Excelência.

Por fim, um Poliphonia-Signature, também este um Alentejano Tinto, de casta Syrah, Alicante Bousehet e Petit Verdot. Uvas provenientes das vinhas mais velhas do Monte dos Perdigões, cuidadosamente selecionadas, tendo sido vinificadas separadamente em lagares de mármore alentejano. De cor granada forte, de profundo aroma a fruta madura em compota-reglisse, pimenta preta e eucalipto, com um paladar cheio e boa acidez de taninos suaves, cremoso, pode acompanhar pratos de caça e assados no forno de lenha, tendo como prémio a Grande Medalha de Ouro, do Concurso Mundial de Bruxelas.

Depois do Alentejo, entre um queijo, presunto e enchidos, entrou-se na Estremadura, mais propriamente na zona Oeste (Região de Óbidos).

Foi provado um Quinta dos Loridos “Alvarinho “2015”, com a denominação Vinho Branco Regional Lisboa. De casta 100% Alvarinho, casta branca portuguesa, mais famosa e conhecida pelos seus vinhos frescos com boa capacidade de envelhecimento, 20% do vinho foi vinificado e estagiado durante quatro meses em carvalho francês, e apresenta um aroma e sabor riquíssimo típico dos grandes anos da Casta Alvarinho. Identificam-se nuances de citrinos de frutos brancos como ameixa amarela, florais do tipo madressilva e mel. É bom acompanhante de sopas, mariscos, pratos de peixe, aves e queijos.

E para terminar o dia, um Espumante 2011, Loridos Vintage, que se apresenta com uma bolha fina mas persistente, cor amarela-dourada. Na boca, apresenta uma sensação cremosa, aromas de pera, maçã e frutas secas. O vinho de base é constituído por 75% de Vinho Branco da Uva Tinta, Castelão (Blanc de Noir) e 25% de vinho branco da Casta Arinto. O seu estágio é pelo método clássico de fermentação em garrafa. É ótimo para acompanhar aperitivos como frutos secos, marisco e pratos de peixe.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Praticante de kitesurf salvo após dificuldades em São Martinho

Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré resgataram um praticante de kitesurf, de nacionalidade inglesa, que se encontrava em dificuldades na água, a cerca de uma milha náutica (aproximadamente dois quilómetros) da barra de São Martinho do Porto, ao final da tarde deste sábado.

kitesurf

Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável

Óbidos recebeu, durante três dias, a 2ª edição do CIMES - Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorreu entre 1 e 3 de outubro na Casa da Música e na Praça da Criatividade. 

cimes