De 17 a 23 de abril, várias freguesias das Caldas da Rainha vão acolher o ciclo de palestras “Conversas sem idade: Olhares diversos sobre o património arqueológico do concelho das Caldas da Rainha”, numa iniciativa que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Trata-se de uma organização do Laboratório de Arqueologia e Conservação Subaquática do Instituto Politécnico de Tomar, com o apoio das autarquias locais, e que visa sensibilizar a população para a importância do património arqueológico, assim como para a possibilidade do desenvolvimento e valorização deste para um turismo sustentável e adaptado a todas as idades.
Para tal, este ciclo de palestras vai tentar ir encontro sobretudo dos mais idosos e explicar um pouco sobre a evolução da ocupação do concelho das Caldas da Rainha.
Este evento permitirá uma valorização destes vestígios, normalmente desconhecidos por este tipo de população, reconhecendo-lhes uma pertença identitária e sentimentos de autoestima, conectando-os com a possível troca de histórias vividas no passado e revividas coletivamente pelos participantes.
Esta apresentação será complementada com uma tertúlia/conversa informal, tentando também, de forma participada, recolher do público possíveis indícios de vestígios arqueológicos desconhecidos pela comunidade arqueológica.
0 Comentários